quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Forte de Copacabana celebra 110 anos com entrada gratuita e programação especial

Famoso ponto turístico do Rio com vista panorâmica da orla carioca, a imponente fortificação abriga muita história, cultura e gastronomia

Altair Alves

Um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, o disputado Forte de Copacabana, na Zona Sul da cidade, se prepara para comemorar mais um aniversário. No próximo dia 28 de setembro, o espaço, que conta com vista panorâmica, museu histórico e um espetacular, quanto concorrido, café da manhã, vai 110 anos de existência.

Foto: Cleomir Tavares

Para comemorar a data, a instituição vai contar com uma nova programação para cariocas e turistas que visitam a cidade. O local, que costuma ter entrada grátis às terças-feiras, vai estender a gratuidade nos dias 25 e 26 deste mês. Já no dia do aniversário, a Orquestra Forte de Copacabana vai realizar uma apresentação especial.

Na terça-feira (24/9), será inaugurada a exposição “Forte de Copacabana: patrimônio cultural e militar do Brasil”, com documentos históricos, artefatos e imagens que narram o papel do local na defesa nacional. A mostra vai exibir a evolução do lugar e o papel dele na defesa do país e para a cultura nacional.

Com 35 mil visitantes por mês, a instituição foi fundada em 1914, na então capital do país, pelo presidente da República Venceslau Brás e o então Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca.

O principal atrativo da fortificação, que tem filas quilométricas todos os dias, são as mesas à beira-mar da Confeitaria Colombo e do Café 18 do Forte. Os espaços são muito procurados pelos visitantes.

Já o museu Histórico do Exército, que abriga itens como armamentos originais, incluindo uma metralhadora alemã da Segunda Guerra Mundial, uma enorme máquina fotográfica de fole utilizada por Marechal Rondon em expedições à Amazônia e fragmentos da bandeira do Brasil carregada por militares que marcharam pela Av. Atlântica na Revolta dos 18 do Forte, em 5 de julho de 1922.

Outras atrações do local são a fortificação de 1914, considerada, à época, a mais moderna praça de guerra da América do Sul, e a Cúpula dos Canhões, de onde se tem uma vista panorâmica desde o Arpoador, à direita, ao Leme, à esquerda, com a montanhosa silhueta de Niterói ao fundo.

Serviço
Forte de Copacabana – Praça Coronel Eugênio Franco 1 (Posto 6), Copacabana.
Funcionamento: Ter a dom, das 10h às 19h.
Grátis às terças (apenas para seguidores do @fortedecopacabana no Instagram).
Demais dias: R$ 10 (somente em dinheiro).

Título e Texto: Altair Alves, Diário do Rio, 19-9-2024 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-