sábado, 27 de agosto de 2011

30º capítulo: A segunda ameaça

Capítulo anterior:
A segunda ameaça de expulsão ocorreu numa das lojas (dos meus pais) que gerenciava. Acabava de abrir a loja, entra um cliente. Havia uma pilha de cobertores embalados com plástico transparente. Em cima da pilha um cobertor desembalado como amostra; para os clientes poderem ver melhor, avaliarem o tamanho. O cara desembala dois, sim, dois, e depois pega um e vem até à caixa, onde eu estava. Aí, já viu, né? Não prestou. “Qual é, cara, então você desembalou dois cobertores e quer levar este?! Não, não, tu vais levar um dos que tu desembrulhaste!!” O cara, que muito provavelmente fez aquilo para provocar, resmungava que eu era branco, português, colonialista, imperialista, salazarista, etc…
A expulsão dos cidadãos brancos ("europeus colonialistas") tinha um rito sumário e constrangedor; conta-se que um deles, grego, dono de um armazém, havia sido obrigado a desfilar em cuecas na delegacia para onde foi levado…
A ameaça de expulsão era, portanto, corrente. Claro, todos os dias o presidente arengava contra o imperialismo, o colonialismo. Era a dialética oficial e única. Os “outros” eram os inimigos, os responsáveis pela miséria, etc. Não se construía nada. Não se cuidava do povo. Faziam-se discursos contra o inimigo externo. Só! Pegou?
Um dos tantos quadros que o pessoal vendia nas ruas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-