terça-feira, 11 de junho de 2013

TAP azul?

Possível ajuda do BNDES à AZUL para a compra da TAP é confirmada
Complementando as informações de nosso artigo publicado ontem, domingo, em nosso site 'Aeroconsult', hoje o jornal "Valor Econômico" confirma a notícia e divulga mais detalhes relacionados com a possível participação da Azul no leilão de privatização da Tap. O jornal afirma que o dono da Azul, David Neeleman, "quer definir a participação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fazer uma oferta de compra pela TAP". A informação é atribuida a "fonte do governo brasileiro" e ratifica as notícias sobre o seu interesse na participação de uma empresa do país no leilão de privatização da aérea portuguesa, considerando a importância para as relações entre os dois países e com a Europa, da ampla rede de ligações da Tap entre Portugal e Brasil, com cerca de setenta voos semanais de/para dez cidades brasileiras. Segundo o Valor, "as conversas de Neeleman com o BNDES sobre a necessidade de capital para a operação, tem pelo menos duas hipóteses: pedir à instituição que entre como sua sócia para comprar uma participação na TAP, ou que o banco entre com o financiamento da aquisição". Sem forçar a mão para que a participação da Azul se concretize, pois o projeto vai precisar ser bem estudado, o governo brasileiro concordou em discutir com as autoridades portuguesas detalhes da privatização da Tap: o encontro foi realizado hoje em Lisboa, aproveitando a visita da presidente Dilma à capital portuguesa. Segundo os últimos dados, a dívida da Tap é estimada em € 1,3 bilhão de euros (incluindo cerca de 300 milhões de prejuízo em suas instalações brasileiras de manutenção) e a empresa precisa definir sem mais demoras o seu destino, precisando de capitais para o indispensável desenvolvimento de seus serviços, com destaque para a aquisição de novos aviões Airbus.
Título e Texto: Blog “Ida & Volta”, 10-06-2013
Colaboração: José Manuel

Foto: Flavio Guerra
Governo diz que ofereceu apoio a Azul para levar TAP
Empresa nega interesse em rival portuguesa
Bernardo Mello Franco, Enviado Especial a Lisboa
O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, afirmou que o governo ofereceu apoio à Azul para participar do leilão da companhia aérea portuguesa TAP.
Ele disse ter mantido conversas sobre o assunto com o dono da empresa brasileira, David Neeleman.
Segundo Pimentel, o empresário manifestou interesse no negócio e já contratou uma consultoria para examinar o tamanho da dívida da estatal portuguesa.
"Eles têm muito interesse nas rotas para a Europa e para a África", disse o ministro em Lisboa, referindo-se às operações da TAP.
Anteontem, ele afirmou que o BNDES apoiará os grupos brasileiros "em todos os setores" do pacote de privatizações portuguesas.
Por meio de sua assessoria, a Azul nega veementemente a negociação com a TAP. Nos bastidores, executivos da empresa também negam.
A empresa está às vésperas de abrir o capital na Bolsa (a oferta está prevista para julho) e a compra da TAP pode ter resultados negativos para essa captação de recursos no mercado.
Como revelou o "Painel" da Folha, na semana passada, o governo gostaria que a TAP ficasse com a Azul e já liberou uma linha de crédito especial para a companhia. O crédito, porém, não cobre totalmente a dívida.
Título e Texto: Bernardo Mello Franco, Enviado Especial a Lisboa, Folha de S. Paulo, 11-06-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-