sexta-feira, 17 de outubro de 2014

A premonição de uma foto

José Manuel
A fotografia, é um dos maiores inventos da humanidade, porque até 1826 quando o francês Joseph Nicéphone Niépce a colocou realmente em relevo, nós só podíamos conhecer a história da humanidade através dos escritos, a tradição oral, os desenhos rupestres e os quadros pintados ao longo de séculos.

Primeiro eram caixas toscas de madeira, onde se registravam as imagens, que Henry Talbot e  Louis Daguerre registravam em papel através dos seus respectivos métodos inventados.

O primeiro filme fotográfico foi produzido  60 anos depois por George Eastman, em 1884.

A partir deste descobrimento, que veio a facilitar em muito a reprodução das fotografias, a indústria não parou mais de produzir novidades, até às micro câmeras digitais modernas,que não mais necessitam filmes, que habitam os nossos bolsos, as nossas carteiras, e que hoje se vivo fosse, Freud com a sua teoria Narcisista ficaria abismado ao tropeçar nesse vasto mundo fotográfico, através do atual movimento conhecido como "Selfie".

Dorian Gray, que nasceu pela mente brilhante de um dos maiores escritores ingleses, amava-se intensamente na sua própria vaidade e certamente hoje seria um grande colecionador de telefones celulares com as câmeras que lhe fariam ter orgasmos de prazer visual  ao executar os seus longos e prazerosos "selfies"

Às vezes, Deus em sua infinita sabedoria é cruel e nos faz aparecer ao mundo em datas completamente erradas.

Mas, Oscar Wilde em seu grande sucesso do século XIX, O retrato de Dorian Gray, nos remeteria muito além de uma obra literária, até ao limite da fixação e culto de uma imagem.
A fatalidade  temporal de que realmente uma imagem bela e jovem pode também se transformar em algo decadente, vem como  a premonição que uma imagem pode transmitir, mesmo que à época estivesse focada em um quadro pintado por seu amigo e personagem Basil Hallward.

Sabemos, por exemplo, que além de toda uma história a ser mostrada, as fotografias também nos remetem a sentimentos de, por exemplo, paixão, saudade, repulsa, alegria e todos os sentimentos que possam se inerentes à percepção humana.

Mas a pior, a meu ver, é a fotografia premonitória, que é a foto que nos choca por que nos coloca diante de uma realidade da qual não podemos fugir.
Premonição, é a sensação ou advertência do que vai acontecer, é sinônimo de pressentimento.
É circunstância ou fato que deve ser tomado como aviso; presságio.

Esses clichês, podem ser tomados em cenas com segundos, minutos, horas, dias ou mesmo anos, mas sempre se tem a impressão correta do que irá ocorrer. Uma das fotos considerada ícone de uma premonição por exemplo, é um cartaz antigo da empresa aérea Paquistanesa PIA anunciando seus voos para Nova Iorque, em que o fundo são as torres gêmeas com a imagem em sombra sobre as suas janelas de um B-747, sobrevoando a região.

Outra extremamente premonitória foi a a do grupo de rap "The Coup", cuja capa do álbum "Party Musicfoi feita em julho de 2001, também com o tema das torres gêmeas ao fundo.


Recentemente, mais precisamente esta semana, no dia 16-10-2014, foi publicado pelo site da Veja.com, uma foto com os dois presidenciáveis se cumprimentando antes do debate ocorrido no dia 14.

Os dois candidatos à Presidência, Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), participam do primeiro debate do segundo turno promovido pela Rede Bandeirantes, na noite desta terça-feira (14). Foto: Ivan Pacheco/VEJA.com

A foto por si só "fala" e  nos dá como mensagem o que nos espera o futuro com o futuro, ou o  futuro com o  mesmo passado.
A escolha é nossa.

Título e Texto: José Manuel, 17-10-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-