segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Notas finais sobre as eleições de 2014

Cesar Maia               
1. Dia 24, a nota que abriu este Ex-Blog destacava: “Impossível que os últimos números do Ibope e do Datafolha se confirmem nas Urnas: saiba por quê!”.
          
2. Usando um raciocínio político, ao comparar 2010 com 2014, foi se mostrando região a região e apontando que a diferença em 2014 teria que ser menor que 2010, ou eliminada. E, por isso, as pesquisas divulgadas naquele momento, com diferenças de oito pontos e seis pontos, não se realizariam nas urnas.
               
3. As condições econômicas e políticas se deterioraram e o resultado final seria bem mais estreito que em 2010. Este Ex-Blog usou para detalhamento as pesquisas que o GPP vinha fazendo em 2014, em todo o Brasil e com elas projetou estimativas por região.
               
4. Afinando os resultados, se chegava a uma situação de empate entre as duas candidaturas, que seria resolvida por ajustes mínimos e pelo não-voto (abstenção, brancos+nulos). Assim foi. Aécio abriu no Sudeste apoiado em SP, abriu no Sul apoiado no Paraná, reduziu fortemente a diferença no Norte. Dilma manteve a diferença de 2010 no Nordeste, o que lhe garantiu a vitória. A projeção do Ex-Blog para Dilma no Nordeste era de 67,5% dos votos e Dilma passou levemente de 70%. O resultado menor do que o esperado em Minas Gerais foi coberto pelo resultado maior em SP, mantendo a estimativa para a região Sudeste.
               
5. A diferença conquistada por Dilma de três pontos é, na verdade, a metade disso, por se tratar de uma eleição em segundo turno entre dois candidatos: o que aumenta em um, diminuiu em outro. Exemplos: uma diferença, no Sudeste, de 34 pontos e não de 30 pontos levaria a eleição ao empate. Uma diferença a menos no Nordeste de cinco pontos, ou seja, de 39 pontos e não 44 pontos, levaria a eleição ao empate.
               
6. A derrota para Dilma em Minas Gerais, por cinco pontos, foi uma surpresa. Mas também foi surpreendente a derrota para Dilma por 40 pontos no Pernambuco de Eduardo Campos, com todo o apoio de sua família. Mas em nível das regiões, não houve qualquer surpresa.
                   
7. Portanto, as diferenças nas pesquisas do Ibope e do Datafolha, na semana da eleição, analisadas por uma ótica política e não só por pesquisas frias não se justificavam.
                   
8. As agressões verbais de militantes do PT em SP e no ato de Dilma em Brasília, contra ‘O Globo’, mostram que a questão do controle dos meios de comunicação voltará ao debate. 
Título e Texto: Cesar Maia, 27-10-2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-