quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

A Venezuela é líder na produção da pobreza

Luis Moreira
Não há um único país comunista ou socialista (se é que estamos perante países comunistas) que tenha conseguido criar uma classe média. E com ela um Estado Social. É que não há estado social num país que seja pobre. A Venezuela é o caso mais recente apesar de estar a nadar num mar de petróleo.

La Patilla

Claro que há sempre as justificações habituais. Os EUA no exterior, e os contra-revolucionários internos. Desta vez, são os donos das farmácias  e os patrões das grandes superfícies comerciais que se viram afastados das suas empresas.

O problema é a inflação, impulsionada por um aumento na emissão monetária, sem um aumento proporcional na oferta de produtos e serviços, resultado da impressão de dinheiro pelo Banco Central da Venezuela, que é reflexo da irresponsabilidade fiscal do governo do país, incapaz de equilibrar suas contas e, por isso, forçado a “criar” dinheiro.

O governo de Maduro, por outro lado, diz que a aguda crise na Venezuela, que se arrasta há mais de dois anos, ilustrada na escassez de alimentos, medicamentos e produtos de higiene, entre outros, é parte de uma guerra econômica perpetrada por setores capitalistas – os perpétuos “inimigos” invisíveis da revolução.
E, no entanto, tem petróleo, tem moeda própria... 
Título e Texto: Luis Moreira, Banda Larga, 5-2-2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-