quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

[Meninos, eu vi!] O enterro dos policiais

Morava no bairro da Madame Berman, na Estrada do Catete, em frente à FTU – Fabricante de cigarros de então. Tinha aulas de catecismo na capela do Cemitério Novo.

Na noite de 3 para 4 de Fevereiro de 1961 houve sublevações em prisões e ataque armado à Esquadra da Brigada Móvel, que ficava no início da Estrada do Catete. Morreram, salvo melhor informação histórica, sete policiais. (Essa data é atualmente comemorada em Angola; certamente deve ser feriado nacional. O aeroporto de Luanda tem esse nome).

Pois bem, dias depois, ou foi no dia seguinte, domingo, 5 de Fevereiro? A minha sensação é a de que se passaram alguns dias… Mas, consultando a história, verifico que o enterro desses policiais foi no dia seguinte.


Pois bem, na hora do enterro, eu estava na capela, na aula de catecismo, quando, de repente, ouvimos e vimos as pessoas correndo em direção da capela que ficava nos fundos do cemitério… corriam gritando, chamando por parentes, os homens pegavam paus, pedras… alguns conseguiam pular o alto muro do cemitério… pânico total. Também corri para os fundos do cemitério, mas não consegui pular aquele muro… na verdade, penso que os que estavam dentro do cemitério não sabiam o que se passava do lado de fora, e quem estava do lado de fora ignorava o que se passava dentro… não sei como nem porquê, corri para o grande portão da entrada. Ouviam-se tiros. Já do lado de fora do cemitério, policiais à paisana gritavam “Abaixem-se! Abaixem-se!”. Foi o que fiz.

Dias depois correu a versão que alguém ter-se-ia incomodado com o sorriso  (ou riso) de alguns (não sei quantos) indivíduos de raça negra, sentados numa mureta em frente ao cemitério (?!) e teria gritado “terroristas!”. E foi o que bastou para desencadear a confusão que se seguiu…

Não sei quantos indivíduos de raça negra, (terroristas) que, coincidente e infelizmente estavam ou circulavam nas imediações daquele cemitério, naqueles momentos, foram feridos ou mortos.

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-