sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Miopia histórica

João Ferreira do Amaral
Alguns ilustres "senadores” da república entenderam propor ao governo o nome ‘Humberto Delgado’ para o aeroporto da Portela, pretendendo assim homenagear a figura do general da Força Aérea nos 50 anos do seu assassinato.

Reconheço coragem a Humberto Delgado na oposição da sua candidatura presidencial à do candidato do regime no auge do Estado Novo. 

Afonso de Albuquerque
Também acredito que na intenção genuína do General estivesse a substituição da ditadura por uma democracia moderna, tendo por modelo os países da Europa ocidental e os Estados Unidos da América. Longe, portanto, de qualquer via totalitária alternativa de alguns que se reclamaram seus apoiantes.

Mas será tudo isso razão suficiente para associar o nome de Humberto Delgado ao aeroporto internacional da capital? Deverá ser esta a primeira personagem histórica a conhecer por quem nos visita?

É evidente que não.

São infelizmente poucos os portugueses conscientes da dupla grande comemoração em 2015: Os 600 anos da conquista de Ceuta e os 500 anos da morte de Afonso de Albuquerque. Mas que importâncias podem ter o início da Expansão Portuguesa ou a fundação do Estado Português da India para quem, nos quase nove séculos de História de Portugal, não consegue ver além de 1974 ou de 1926 ou, quanto muito, de 1910? 
Título e Texto: João Ferreira do Amaral, 31 da Armada, 13-2-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-