terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

"Os abutres da Varig" e "o abutre"

Marcelo Duarte Lins

"Os abutres da Varig" é uma publicação digital que está à venda na Amazon.com.br por R$12,18. Armando Levy, jornalista e especialista em comunicação empresarial, conta sua versão à brasileira, do modo "ouvi dizer" com achismos e uma pesquisa superficial sobre a história da destruição da maior companhia aérea de todos os tempos.

"O abutre" é um filme de Dan Gilroy que está indicado ao Oscar na categoria melhor roteiro original, que questiona os limites éticos da mídia. Li o livro e assisti o filme durante o carnaval no Rio de Janeiro, mas longe da folia de momo por força de uma pequena cirurgia, enquanto a mídia discutia o patrocínio da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, campeã do Carnaval 2015, por uma ditadura africana.

Há longos anos vivo como os milhares de funcionários vítimas da maior fraude trabalhista e previdenciária da história do Brasil: sou piloto e fui expatriado do meu país, como centenas de outros, para encontrar trabalho. Tudo isto porque, na qualidade de diretor da Associação de Pilotos da Varig acompanhei toda a história da derrocada da companhia. Não faltaram perseguições políticas, violações de Direitos Humanos e banimento do mercado de trabalho no Brasil de dezenas de aviadores em pleno governo dito "dos Trabalhadores", em verdadeiro escárnio ao Estado Democrático de Direito. Todas as denúncias foram devidamente registradas e comprovadas nas Comissões de Direitos Humanos da ALERJ, ALERGS, Câmara dos Deputados, Senado Federal, OAB, ABI e na CDDPH.

No livro, tentando dar verniz de trabalho acadêmico, Levy cita fontes de sua pesquisa sem que tais pessoas tivessem qualquer papel relevante durante todo o processo. Agindo como "foca" cita pessoas sem escutá-las e não deu a elas direito de resposta ou contraditório. Não fez "crosscheck" de informações e trata boatos como se verdade fossem, e que chegam até a ser desmentidos no próprio livro. A tudo isso, juntam-se vários dados incorretos, erros, suposições e equívocos em tal quantidade que não posso sequer pontuá-los. Com uma mentirinha aqui e outra ali jamais se chegará na verdade.

Sobre a perseguição política o autor se omite, e ainda puxa o saco de um perseguidor e torturador de trabalhadores, preso pela Polícia Federal por descumprimento de ordem judicial.

Acerta alguns alvos no varejo e, por desinformação, sequer mira noutros. Na sua lista de entrevistados não consta nenhum dos ex-governadores do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, nenhum Deputado Federal integrante da Frente Ampla em Defesa da Varig no Congresso Nacional, que contou com mais de 250 parlamentares. Nenhum presidente de Assembleia Legislativa, senador da República, Presidente de Comissão do Senado ou da Câmara de Deputados, fóruns onde o caso Varig foi tratado. Não entrevistou nenhum juiz do Trabalho, Desembargador, Ministro de Estado, do STF, TST ou STJ.

Nem mesmo consta do livro algum Comandante da Aeronáutica, juiz ou advogado da área empresarial, presidente ou ex-presidente do BNDES. Poderia aumentar esta lista em muito.

Fazer um "copia e cola" de alguns depoimentos da CPI que ocorreu na Alerj não credencia ninguém a escrever sobre o que aconteceu na Varig.

A NV- Participações foi criada com o intuito de apresentar um Plano de Recuperação Ampla para a Varig. E foi apresentado, por sinal o único, inclusive tendo o apoio de investidores. Mas não houve aprovação deste plano, o "plano TGV", único que poderia ter salvado a todos os funcionários e ao AERUS da bancarrota, coisa que plano nenhum previra. Recorrendo de uma metáfora do professor Rabello que disse "a Varig era uma baleia azul encalhada e que enquanto alguns tentavam devolvê-la ao mar para que sobrevivesse, outros a atacavam com facas e facões para arrancar seu naco com ela ainda viva.", até hoje aparecem pescadores de águas turvas para levar a carniça dos esqueletos que continuam nos armários! Levy é um dos abutres da mídia, como apontado no filme. Ainda que tenha a carteira de jornalista. Os patrocinadores e a origem do dinheiro da Beija-flor já são conhecidos. Os ex-funcionários da Varig e seus aviadores continuam desde a década de 1990 exigindo justiça e dignidade.
Título e Texto: Marcelo Lins, 24-2-2015


Relacionados:

3 comentários:

  1. Parabéns comandante Marcelo pela sua luta e de todos os colegas da Varig!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns comandante Marcelo Lins, a sua luta inspira toda uma luta por mais ética no Brasil acima das paixões e motivada pela mais nobre significância da palavra justiça. O Brasil precisa desse tipo de ação, não sei se anda merecendo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado!
    Nós temos que ser a mudança que gostaríamos para o planeta.
    Tem que começar pelos atos de cada um de nós!
    Abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-