terça-feira, 10 de maio de 2011

"Já participei de praticamente todos os grandes movimentos religiosos concorrentes do Cristianismo"


Sérgio Varuzza Filho
Eu NASCI inimigo da Igreja. Sou o ÚNICO membro da minha família que não fez primeira comunhão. Mas, apesar desta animosidade para com a Igreja, comecei a me interessar pela mente, pela vida e a morte de criança. Li a "Teoria dos Sonhos" do Freud com onze anos. Dos onze anos data também a minha primeira leitura de Sócrates e Platão. Como tenho cinqüenta e sete anos, há quarenta e seis venho ocupando todo meu tempo livre com espírito, mente, vida, morte, Deus.

Já participei de praticamente todos os grandes movimentos religiosos concorrentes do Cristianismo. Fui Espírita aos meus vinte anos. Espírita de dar passes e aulas dominicais de evangelização infantil. Quando o Espiritismo deixou de me oferecer respostas eu fui "guiado" aos rosacruzes. Com a minha filiação à Ordem, abandonei o Espiritismo. Doei minha biblioteca exclusivamente de livros Espíritas - mais ou menos duzentos volumes - ao Centro Espírita que freqüentei. Li toda a obra de Kardec várias vezes, além dos principais livros doutrinários psicografados pelo Chico Xavier. Li todos os títulos ditados por André Luiz e Emmanuel. Também li a obra de Leon Denis, contemporâneo de Kardec. Até os autores não tão bem vistos pela ortodoxia Espírita, como, por exemplo, os ditados pelo espírito de Ramatis, eu estudei.

Depois que tornei-me inativo na Ordem, fui membro da Igreja Messiânica Mundial, freqüentei centros de Umbanda, centros mistos de Umbanda e Kardecismo e tenho, entre meus grandes amigos, uma mãe de santo de Candomblé.

No campo da psicologia interessei-me por Wilhem Reich e por seu discípulo Alexander Lowen. Não só estudei toda a obra dos dois, como submeti-me a uma terapia reichana.

Também conheci ufólogos, gnósticos, freqüentei Igrejas Evangélicas. Estudei e pratiquei Yoga. Tenho um grande amigo que foi monge Hare Krisna. Como tive loja de produtos naturais, por afinidade, também estudei xamanismo, taoismo, do-in e acupuntura. Como vendi medicamentos antroposóficos da Weleda, também dei uma espiadinha nos livros do Rudolf Steiner (tenho um amigo que lê e fala prefeitamente o alemão que fez um curso de administração bancária antroposófica na Inglaterra. Li o Caibalion. Estudei rudimentos de Cabala - inclusive em curso ministrado pela própria AMORC.

Também estudei astrologia. Com um professor francês imigrado ao Brasil e através do estudo da obra de Dane Rudhyar. Ah, não posso esquecer da Madame Blavatsky, da Teosofia e da Alice Balley, a que recebia telepaticamente livros imensos ditados por um tibetano.

Toda esta busca insana... Até que caiu em minhas mãos um livro que mudou o rumo da minha vida: "Meditações Sobre Os Vinte E Dois Arcanos Maiores do Tarô". Livro cujo autor fez questão de se manter anônimo. Foi publicado por uma editora católica, a Paulus. Neste livro fui apresentado a uma mística cristã e católica. E esta mística cristã e católica fez-me ver que tudo o que havia buscado com sofreguidão, e fora da Tradição Ocidental, eu poderia encontrar na minha própria cultura, na religião de meus pais e avós. Aquela mesma que eu havia desprezado desde que tive consciência de ser uma alma vivente.
Sérgio Varuzza Filho

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-