terça-feira, 17 de maio de 2011

Meu Deus! No que o PT quer tornar o Brasil?


Falar errado para não ficar com fama de bicha!
Há pouco, dona Heloísa Ramos, a autora do livro “Por Uma Vida Melhor” — que não é de aconselhamento matrimonial, mas de língua portuguesa — concedia uma entrevista à rádio CBN. Tio Rei é ligadão, hehe… Sempre com um olho no peixe e outro no gato. Disse coisas espantosas, assustadoras mesmo. Tentando justificar as barbaridades contidas em seu livro — entre elas, afirma que o estudante deve dominar as normas culta e inculta da língua e escolher a mais adequada; logo, o erro pode ser melhor do que o acerto a depender do caso —, disse que, muitas vezes, existe um preconceito sexista contra a norma. E citou caso de estudantes que lhe teriam confessado que, caso falem corretamente nas comunidades onde moram, ficarão com fama de “homoafetivos” — ou “veados”, como se diria nessas áreas preconceituosas…
Ah, bom! Então agora entendo melhor o propósito da dona. Eu até havia escrito, com alguma ironia, que o combate de seu livro à norma culta era o correspondente lingüístico ao combate à heteronormatividade. Mas vejo agora que é o contrário! O livro “Por Uma vida Melhor”, na verdade, busca deixar mais confortáveis os jovens heterossexuais. Assim, a heterodoxia gramatical de Heloísa Ramos daria um suporte acadêmico para a heteronormatividade, e a gramática é que estaria, assim, mais próxima da coisa homoafetiva, pelo menos nas tais comunidades populares, né?

No Globo Online, Heloísa teve um chilique. Reclamou que todo mundo dá pitaco em educação. Afirmou que isso é coisa para especialistas… Ah, bom! A autora fica macaqueando a suposta língua do povo para demonstrar o respeito que teria pela cultura e pela verdade populares, mas, quando contestada, sobe na torre de marfim e grita: “Não me toquem! Eu sou especialista!”.
Conhece, professora Heloísa, a expressão bem popular “Uma Ova!”? Então… Uma ova! Vai ter de se explicar, sim! Eu continuo esperando que a valente me diga em que situação o erro é mais adequado do que o acerto. Seu livro sustenta essa possibilidade. Segundo a entrevista que ela concedeu à CBN, só há uma: cumpre falar errado para não ficar com fama de bicha!
Não é impressionante que a gente tenha de debater uma questão como essa no Brasil?
Reinaldo Azevedo

Relacionados:

Em Moçambique também comentam esta vergonha:
A ditadura petista está usando o MEC para aumentar a manada e se perpetuar no poder, não tenho outra explicação... Sem dúvida entramos já há uma década na Era Lula, a era da ignorância, do desprezo à cultura, do culto ao errado, do podre, do ridicularizar diplomas. Todos os dias ficamos boquiabertos perante alguma notícia inacreditável, atos idiotas, estúpidos, pernósticos da quadrilha que se apossou do país e pretende nos reduzir à inércia total como povo, ao estoicismo como homens, a uma Sodoma moral, a um deserto intelectual que apenas coma e durma embalada pelos vales paternalistas, no sonho da Grande Cuba.

2 comentários:

  1. Claro que não interessa a esta cambada de ladrões cínicos que o povo tenha cultura.
    A cultura nos torna conscientes da nossa responsabilidade social, nossos deveres e obrigações.
    A cultura nos tira do estado de pobres sangue-sugas inúteis e nos torna cidadãos participantes conscientes capazes de produzir seu próprio bem estar.
    Coloco aqui um link que soma o assunto sobre a realidade da educação.
    http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA&feature=player_embedded#at=160

    Circe Aguiar

    ResponderExcluir
  2. O sotaque da professora é delicioso e a dicção primorosa.
    Bom, brincadeiras à parte, você lembra, Circe, do que eu dizia sobre Lula e caterva? Mantenho essa convicção, talvez mais arraigada: Lula, PT, etc, mediocrizam e apequenam o Brasil, mesmo com obras e iniciativas ufanistas como Copas e Jogos...
    Beijos./-

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-