sexta-feira, 27 de maio de 2011

Um mundo de mentiras – As manipulações das mídias


Álvaro Cuadra
Durante muitos anos ensinou-se nas universidades que o conceito de “manipulação” da informação se referia a certas ações do tipo estratégicas tendentes a persuadir ou dissuadir determinados públicos, cuja marca tratava-se de ações levadas a cabo por governos ou empresas de maneira “consciente” e “encoberta”.
A manipulação de públicos em escala mundial é, de fato, uma estratégia em marcha. Dizendo de forma brutal: na era da “hiperindústria cultural”, todos os habitantes do planeta estão expostos, em maior ou menor grau, a uma vasta operação de desinformação.
Os instrumentos privilegiados desta “manipulação-mundo” estão constituídos, com toda certeza, pelas grandes empresas internacionais de informação. São estas redes de informação, páginas-web, rádio, agências de notícias e jornais de grande prestígio e tiragem os que articulam dia a dia, em tempo real, a história oficial da humanidade.
Trata-se, desde o início, de todo um sistema complexo cujos filtros operam a partir dos países mais desenvolvidos da orbe, mas cujos ecos repercutem por toda parte. Trata-se, podemos agregar, de um sistema de mídia coordenado em rede que fala todas as línguas do planeta. Assim, por trás de cada “marca registrada” - BBC, CNN, NBC, FOX e muitas outras - se decide o que é e o que deve ser uma “notícia”, o que é que tem direito à visibilidade e o que deve permanecer opaco e invisível.

A denúncia a respeito do poder da mídia não é nenhuma novidade. Não há dúvida de que o atual desenvolvimento tecnológico refinou a tal extremo as possibilidades de montagem, que muito bem podemos definir o século XXI como o grande século da mentira. Na atualidade, a capacidade dos meios de comunicação consegue sincronizar o fluxo temporal dos acontecimentos “ao vivo”, com o fluxo temporal das consciências ao redor do mundo.
Há alguns anos alguns estudiosos denunciaram a irrupção de uma “Cultural Internacional Popular” na mão da manipulação publicitária no mercado mundial. Agora, é preciso denunciar a construção de um “Imaginário Médio Mundial”, mediante a manipulação da informação em escala planetária. Cada acontecimento é filtrado e posto em uma concatenação de símbolos – audiovisuais ou escritos – destinados a construir uma rede “quase racional” de significados que são instilados aos públicos na forma de ficções verdadeiras.
Deste modo, em cada dia de nossas vidas vemos aquilo que nos fazem ver. Cada acontecimento é filtrado e posto em uma concatenação de símbolos – audiovisuais ou escritos – destinados a construir uma rede “quase racional” de significados que são instilados aos públicos na forma de ficções verdadeiras. Sem dúvida, é interessante perguntar-se a respeito daqueles fatos que não nos foi permitido ver, o resultado atroz de alguma gloriosa incursão militar em nome da liberdade ou da democracia, os corpos rotos e queimados das vítimas, os homens e mulheres invisíveis que flutuam no Mediterrâneo porque jamais alcançarão seu sonho, os rotos famélicos de alguma aldeia africana, os cadáveres empilhados em alguma fossa comum, enfim, os lugares convertidos em terreno baldio em nome do desenvolvimento econômico e da livre empresa. O “Imaginário Médio Mundial” acaba sendo o adormecimento de toda resistência moral e cultural frente à depredação de poderes tão violentos quanto insaciáveis. O século da mentira é,paradoxalmente, o “século do entretenimento”, um modo sutil de converter o trágico e patético em uma cínica comédia.
** Álvaro Cuadra é semiólogo, investigador e docente da Escola Latinoamericana de Pós-graduação, Universidade de Artes e Ciências (ARCIS), Chile.
** A Semiologia é a ciência que estuda os sistemas de sinais, como as linguagens, os códigos, as sinalizações, etc.
** A semiologia é o estudo dos sistemas de sinais não lingüísticos”.
** A semiologia é a “ciência que estuda a vida dos sinais no seio da vida social”
Enviado por Ronald Barata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-