sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hollande está preocupado com Portugal? Maravilha!

Camilo Lourenço
François Hollande está preocupado com a austeridade em Portugal. O presidente francês acha que estamos, com a Espanha, a sofrer com os erros dos outros. E, por isso, precisamos de outra política que não a de austeridade.
António José Seguro exultou com este carinho especial do presidente francês pela Ibéria. E não tardou a agradecer a Hollande, porque as suas declarações "convergem com tudo" o que tem vindo a dizer: a necessidade de Portugal "sair da crise pela via do crescimento e a necessidade de beneficiar de taxas de juro mais baixas".
Eu, como português, fico muito agradecido a Hollande. "Et, pour cause", a Seguro também. A Hollande porque nos dá uma alternativa à obsessiva austeridade alemã. A Seguro porque conseguiu, num encontro pouco habitual (os presidentes franceses não costumam receber, no Eliseu, líderes da oposição), convencer Hollande a mostrar como se pode dar uma chapada de luva branca a Angela Merkel.
Só há dois pormenores que não percebo neste "show" de solidariedade latina. A primeira é estranhar que Hollande tenha apresentado à Assemblée Nationale o orçamento mais austero dos últimos anos (que até já motiva manifs). Bom, mas até aí ainda dou um desconto: afinal em França também se aplica a máxima "Faz o que digo, não faças o que eu faço". Mas o que me incomoda mesmo é que Seguro não tenha aproveitado para pedir a Hollande um empréstimo a fundo perdido para amortizarmos a dívida que, estupidamente, andámos a empilhar nos últimos quatro anos. Ou, numa versão mais light, pedir-lhe para subsidiar os juros que Portugal está a pagar pelos empréstimos da Troika... Isso é que era solidariedade. Ou não?
Título e Texto: Camilo Lourenço, Jornal de Negócios, 19-10-2012
Grifos: JP

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-