domingo, 29 de setembro de 2013

É muçulmano?

“Sendo muçulmano, porque escreveu um livro sobre o fundador do cristianismo?”. Lauren Green, jornalista da Fox News, pensou ter encurralado Reza Aslan, autor de uma nova biografia de Jesus, conta o jornal paquistanês The Nation.

Aslan retorquiu: “Sou um universitário especialista em religiões e titular de quatro diplomas, um deles sobre o Novo Testamento. Domino o grego bíblico. Passei 20 anos a estudar as origens do cristianismo e acontece que também sou muçulmano”. A entrevista, emitida em julho, foi vista por milhões de pessoas na internet e ajudou às vendas de Zealot (Zelote), além de ter lançado um debate sobre a islamofobia.

Alan nasceu em 1972. A sua família trocou o Irão pelos EUA após a revolução de 1979. Tornou-se cristão com 15 anos, mas na faculdade reconverteu-se ao Islão. Manteve o fascínio por Jesus, visto como profeta pelos muçulmanos.

Docente na Universidade da Califórnia, o seu livro conta a vida do Jesus histórico, não do Cristo divino (que, diz, seria incompreensível para o próprio Jesus). Descreve um judeu nacionalista revolucionário que queria acabar com a ocupação romana da Palestina, defensor dos pobres, mas não um Messias pregador da paz. “Só quis exprimir a minha admiração por ele”.

3 comentários:

  1. Um Jesus não divino, nacionalista, revolucionário... Nenhuma novidade.

    ResponderExcluir
  2. O que mais choca é como qualquer um que desafia a "visão fundamentalista de Jesus Cristo" ganha notoriedade na mídia repetindo visões com no mínimo um século de vida e - muitas delas - desacreditadas já há muito.

    Não ganham a mesma notoriedade obras da lavra de N.T. Wright e Wolfhart Pannenberg, dois dos mais proeminentes estudiosos de Jesus Cristo.

    E assim, através de capas e mais capas de Galileu, Superinteressante, etc., vai se formando na cabeça popular uma visão muito deturpada do que se passa no meio da ciência história de alto nível.

    Haja estômago...

    ResponderExcluir
  3. Aslam é um dos testas de ferro da islamização dos EUA. participa na organização CAIR, que financia o terrorismo islâmico. No site de Robert Spencer (www.jihadwatch.org), este terrorista é bem exposto.

    Carlos Jorge Pereira

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-