sábado, 18 de janeiro de 2014

A VARIG e a LUFTHANSA

José Manuel

O terminal  3 do aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, será inaugurado com a chegada do Super Jumbo B-747-800, que também trará a seleção alemã para a Copa.
Já na copa de 2010 a seleção alemã desembarcou em Joanesburgo a bordo de um A-380.

Vamos ver se dá para entender este enigma !
A nossa VARIG nasceu em 27 de maio de 1927.
A Lufthansa deles nasceu em 6 de janeiro de 1926 ou seja quase na mesma época, porém :

A Lufthansa foi recriada em 6 de janeiro de 1953 como "Aktiengesellschaft für Luftverkehrsbedarf", "Luftag", e foi renomeada em 6 de agosto de 1954 como "Deutsche Lufthansa Aktiengesellschaft". A "nova Lufthansa" de 1953 não é sucessora legal da Lufthansa fundada em 1926 que existiu durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1° de abril de 1955 a Lufthansa retoma suas operações na Alemanha. As operações internacionais também foram retomadas no dia 15 de maio de 1955, com vôos para diversos locais da Europa, seguido pelo serviço para a cidade estadunidense de Nova Iorque em 8 junho de mesmo ano, usando aviões da Lockheed, do modelo Super Contellation. As rotas pelo o Oceano Atlântico foram retomadas em agosto de 1956.
Fonte:  Hangar do Vinna

Segundo o artigo acima escrito, a "nova Lufthansa" de 1953 não é sucessora legal da Lufthansa fundada em 1926, que existiu durante a segunda guerra mundial. Entendi!
A Empresa voou de 1926 a 1939, portanto, somente 13 anos, interrompeu as suas operações por causa de uma guerra que arrasou o seu país, retornando a voar em 1955 ou 16 anos após o seu desmantelamento à força aérea do terceiro Reich.
Em 59 anos,depois de somente 13 anos no ar e após duas guerras em seu país, hoje o grupo Lufthansa opera mais de 500 aeronaves em 146 países, empregando um total de 110 mil pessoas.

E a nossa VARIG? Será que nasceu no país errado?

Boeing 777-200 da Varig, Aeroporto Internacional de Santiago do Chile. Foto: André Bonacin
Porque de 1927 a 2010, ela esteve presente 83 anos no ar, sem guerras, sem interrupções, chegando a ser a quinta maior empresa do mundo, fazendo frente inclusive à Lufthansa.

O que será que aconteceu? Por que será que a de cá morreu e a de lá  vai desembarcar aqui proximamente com um avião de ultima geração depois de fragmentada ao longo de sua vida. Vamos lá:
Em 1990, com a reunificação alemã e quarenta e cinco anos após o final da Segunda Guerra Mundial, a Lufthansa voltou a voar até Berlim. Entretanto, a empresa enfrentou uma grave crise financeira na década de 1990 à qual sobreviveu com um plano que passou pela privatização de grande parte do seu capital, pertencente ao Estado.
De 1992 à 1997, a Lufthansa passa por uma forte crise econômica, cada vez mais decaindo o seu programa de reabilitação das aeronaves. Detida pelo  Estado, a companhia foi sendo privatizada aos poucos. Seus serviços de manutenção e desempenho das aeronaves, o sistema de carga e de TI passaram por cisão das empresas, sendo empresas independentes.

Agora, começamos a entender melhor todo esse processo que mata uma e desenvolve a a outra. A causa é o ESTADO!
Um gosta de trabalhar, proteger a sua indústria, o seu povo, o seu orgulho, fortalecer e levar a sua bandeira cada vez mais longe.
O outro, destrói tudo o que havia de bom, quebra o que resiste, não protege o seu povo, não gosta da sua bandeira e nunca soube o que significa a palavra orgulho.


Parece que a notícia da chegada do Jumbo  da Lufthansa será mais do que uma simples chegada em um novo terminal.
Título e Texto: José Manuel, ex-tripulante da VARIG, 32 anos de voo, com muito orgulho. 17-01-2014

6 comentários:

  1. nossa Varig voltar..... é o meu sonho...

    ResponderExcluir
  2. TODO SONHO PODE SE TORNAR REALIDADE
    BASTA QUE VOCÊ LUTE POR ELE
    SÓ VOCÊ PODE FAZER COM QUE ELE SE CONCRETIZE
    JOSÉ MANUEL

    ResponderExcluir
  3. A Varig Riograndense , a brasileira não essa que está aí que sequer pra dar prosseguimento ao que já havia teve competência.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente 'nunca antes na História desse país' aconteceu uma desgraça tão profunda e extensiva a muitas gerações ainda a tomada do poder de um aventureiro que destroçou as coisas boas de nossa Pátria. Lula e sua seita diabólica (PT) são uma peste maléfica que se alastrou em nossa sociedade e está destruindo este país. A nossa Lufthansa brasileira foi vítima desse lunático sem visão política que se requer para o bem-estar da população.
    Valdemar Habitzreuter

    ResponderExcluir
  5. Desculpe Foi uma historia bonita. Mais hoje ,não mais me permito viver deste sonho. Preciso sim, receber o que paguei durante anos de suor derramado e o único bem que, hoje preciso é termina minha trajetória, sabendo que minha família estara segura.

    Precisamos acordar.

    ResponderExcluir
  6. Tirando a questão dos problemas de administração da Varig, o PT enterrou a Varig e o Brasil. Sonho ter a estrela brasileira no ar novamente.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-