segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Aonde os aposentados enfraquecem a pouca força que têm!

Almir Papalardo
É mais do que patente que os aposentados brasileiros enfrentam por parte dos poderes públicos e da maioria da nossa sociedade, um incomensurável, covarde e humilhante preconceito. Não dão aos aposentados um mínimo de respeito e reconhecimento que eles, de fato e de direito, merecem.


Talvez seja a categoria de cidadãos que atualmente mais sofre de perversa discriminação. Foram convertidos por insensatez governamental como o segmento mais desprezado da população, por não mais favorecer aos interesses da equipe econômica do governo, que é obrigada a sustentar uma grande quantidade de brasileiros inúteis e ociosos (conceito arbitrário e inconcebível), sem nada receber em troca, já que o aposentado fica desobrigado de continuar os seus costumeiros descontos para o INSS, durante um longo e prejudicial período.

É muito difícil nossos pilares éticos e morais terem consciência apurada para reconhecerem que os aposentados estão sendo perversamente injustiçados, tendo direitos constitucionais inseridos na Carta Magna, compensando os seus 35 anos contributivos com descontos cada vez mais robustos, o que lhes garantiriam no futuro como recompensa, uma aposentadoria mais digna e muito mais tranquila. Seria maravilhoso para o trabalhador que a palavra "Aposentadoria" soasse aos seus ouvidos como um verdadeiro prêmio meritório à produtividade do passado, e não como um adentramento obrigatório e punitivo apontado para as "Profundezas do Inferno".

O massacre contra os aposentados chegou a um ponto insuportável, que já tornou-se um estopim aceso de um potente petardo, muito próximo a explodir na injusta justiça social do Brasil. E onde e quando os aposentados enfraquecem a pouca força que ainda têm? É quando não direcionam o disparo para o alvo certo, espalhando tiros para todas as direções, muitas vezes atingindo pessoas erradas, aliviando, no mínimo, a culpabilidade de mandatários que estão no momento gerenciando a nação e, que podem, na verdade, aliviar-nos da carga pesada que carregamos nas costas. Uma simples canetada conscienciosa, poderia, na verdade, nos alforriar!

Sabemos que foi FHC quem iniciou os maus-tratos aos aposentados, não adiantando nada agora, atacá-lo, como também ao Lula, com maior intensidade com que deveríamos atacar a Dilma. Qualquer novo presidente que assumir o comando do país, passa a ser o principal responsável pelo nosso massacre, a quem não deveríamos dar a mínima trégua, não o deixando mais tranquilo ao sentir que a tal política desfavorável ao aposentado, uma atitude danosa e pérfida, que agora seria somente por sua culpa exclusiva, ser dividida entre três presidentes. Sua culpa, fica reduzida a apenas um terço, porque está apenas seguindo o dogma dos dois presidentes anteriores. Não se sente por isso, bastante aliviado, como o único culpado desta maléfica situação!

Por este conceito equivocado deixamos de desbancar a Dilma, porque 36 milhões de eleitores, incluindo aposentados, deixaram de dar seu voto ao opositor José Serra, simplesmente porque Serra pertence ao mesmo partido de Fernando Henrique Cardoso, que por uma atitude impensada e infeliz, matou todo o PSDB que ficou enfraquecido como partido de oposição.

Outro equívoco muito usado pelos aposentados é agredir violentamente políticos que falam dos nossos problemas, tachando-os de demagogos e aproveitadores, que querem somente os nossos votos. Isto é um procedimento que deveríamos evitar, porque o nosso intuito é reunir um maior número possível de aliados. Atacando-os, estamos embaraçando nossos passos, desestimulando novos e eventuais aliados a aceitarem defender a nossa intricada e difícil causa, na verdade, um osso duro de roer...

Vejo atacarem o senador Paulo Paim com maior agressividade com que atacam os três últimos presidentes. Só temos como defensores, quatro ou cinco parlamentares, sendo somente o senador Paim o nosso principal defensor, justamente o que é mais agredido, levando os quase 600 congressistas a nos ignorar, por julgar-nos velhos esclerosados, que se voltam contra o próprio Paim, nossa principal arma de defesa no Congresso, evitando que caiamos num fúnebre esquecimento. Não fosse a insistência e fiscalização do senador Paim, certamente os nossos projetos já teriam sido incinerados. Como esquecer que ele é autor de três projetos encalhados na Câmara, que se forem votados e aprovados, podem, com certeza, nos restituir a dignidade usurpada. Tentam calar a voz do senador Paim, o que considero um autêntico "tiro no pé".

Tivéssemos muitas dezenas de parlamentares do mesmo nível de Paim, aí sim, teríamos alguma representatividade na política, com número suficiente de apoiadores para provocar um levante na Câmara dos Deputados, porque, uma união numerosa e tenaz de parlamentares determinados a nos defender, seria sim, capaz de fazer as coisas pelas quais lutamos, de fato, acontecerem. A união, sabemos, faz a força.

Para ilustrar os argumentos acima questionados, apresento uma comparação imaginária, porém bastante verídica, classificando o grau de intensidade das críticas efetuadas por aposentados revoltados, inteligentes e de grande potencial analítico, porém feitas equivocadamente, aos principais envolvidos no nosso insolúvel problema.

* Presidente Dilma: Pela lógica deveria receber a maior cota acusatória por poder e não querer resolver os nossos problemas. Recebe, comparativamente, DUAS críticas por aposentado.

* Ex-presidente Lula: Foi sem dúvida o nosso maior verdugo. Mas, obviamente, no momento, tem menos força que a Dilma para resolver nossa desdita. Recebe TRÊS críticas por aposentado.

* Ex-presidente FHC: Foi o presidente que menos nos prejudicou financeiramente, considerando o seu maior pecado, ter passado às mãos do Lula essa política de lesa-aposentados. Ainda recebe, apesar do grande tempo decorrido, QUATRO acusações por aposentado.

* Senador Paulo Paim: Assombrosamente, no meu entender, não tem nada a ver com o nosso massacre, sendo inexplicavelmente, quem mais recebe críticas de aposentados confusos, mesmo tendo criado três projetos encalhados na Câmara dos Deputados em favor dos aposentados. Recebe, em média surpreendente, CINCO críticas por aposentado. Supera em críticas/acusações, os três presidentes, os únicos e reais responsáveis pelas defasagens nas nossas aposentadorias.

Resumindo o xis do problema: nossos amigos aposentados estão com tal critério inoperante de acusações, agindo como uma grande esquadrilha de caças-aéreos, que bombardeiam com intensidade e inutilmente, um imenso "Cemitério Inimigo".
Título e Texto: Almir Papalardo, 27-01-2014

Relacionados:

5 comentários:

  1. Almir, parabéns, colocastes bem o sentimento dos aposentados, é isso aí, devemos lutar, temos que unir os aposentados, devemos continuar nossa luta para criarmos o PAI - partido do aposentado e idoso, está quase pronto...Não sei quem comoçou mas devemos ajudá-lo.
    Devemos cobrar das nossas Federações de aposentados, a COBAP não existe!!!! Na prática eles não te respondem e ficam no INSS, na CNPS - comissão nacional de previdencia social , mas não fazem nada por nós!!!! Devemos trocar estas pessoas.....tirá-los de lá...
    Governo só entende se tivermos representatividade no governo, se eles precisarem de nós para alguma coisa, se elegermos através do PAI, senadores, deputados, vereadores e prefeitos aí eles precisam de nós.

    Machado

    ResponderExcluir
  2. Nunca tive conhecimento de uma categoria mais burra e obtusa que a nossa de aposentados!

    Tenho tentado de todas as formas mostrar que a única arma que temos É O VOTO e nenhum dos pseudo dirigentes de associações enxerga isto ou são pressionados a enxergar e ficamos só nesse papo choroso sobre a sacanagem que fazem aos coitados dos aposentados!

    Procuremos os candidatos a presidente, façam propostas, mostremos o número considerável de eleitores que somos, movimentem os associados, saiamos da imobilidade chorosa.

    Bora gente, vamos tirar os pijamas, os chinelões, as bermudas, deixem as viagens deprimentes em bando, o inútil jogo de buraco as tardes nos mega salões das associações e vamos à luta, até porque o nada nós já temos há tempos!
    R. Filho

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rubens, eles enxergam até mais que nós, mas o que acontece é que eles vivem nababescamente com as contribuições dos aposentados filiados às suas associações, que descontam para as federações e associações na base de 1% dos seus proventos, além disso, eles são subsidiados pelo governo com as contribuições similares às dos sindicatos, então, para quê eles vão se preocupar com aposentados?
    Eles fazem um "H" dizendo que tem um reajuste que precisar entrar com um processo e coisa e tal e fica por isso mesmo, é esta a razão de eu nunca querer me associar a nenhuma dessas federações ou associações, naquele reajuste de 1,5% eu meti o pau na Cobap que eles ficaram com medo de mim que até me convidaram para trabalhar com eles, mas não me vendo por porcaria nenhuma,
    Abraços.

    Aderval Pires
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  4. Prezados amigos:
    Na verdade, a situação ridícula, vilipendiada e vexatória vivida pelos aposentados, por culpa exclusiva e perversa do governo federal, é o motivo principal das muitas divergências que vemos aqui entre nós, sendo algumas até um tanto agressivas.

    Diante de entreveros entre aposentados, vibra o governo central e seus aliados, que desejam, ardentemente a divisão entre os descontentes, numa tática sábia de que a desavença desune. Querem nos enfraquecer.

    Quando faço meus textos, procuro usar o máximo de coerência possível, sabendo que também sou passível de cometer erros, os quais, se reconheço, não hesito em voltar atrás, porque acredito que a humildade engrandece. E quando divirjo de alguém, o faço de forma educada, equilibrada, sem querer impor na marra o que penso.

    Noto que existem aposentados que não admitem ser contrariados nos seus conceitos, pensando que são os donos da verdade, o que obrigou-me por duas vezes a me afastar do nosso grupo no Facebook. Não querem um debate limpo, partem logo para a imposição.

    Já fui tachado de querer aparecer, de falsificador de petição, de estar fora de meu juízo normal, de ser candidato a receber o troféu de idiota, de estar com o meu nível intelectual em decadência, e outras debochadas ofensas, por não concordar com os ataques ao senador Paim. Mesmo que venha a descobrir que ele não é sincero, enquanto ao microfone do Congresso ele defender as nossas causas, enquanto seus projetos de lei a nosso favor estiverem na Câmara com reais possibilidades de serem discutidos e votados, não posso jamais agredi-lo. Se ele for um mal ao aposentado como afirmam, ainda acho que é um mal necessário, porque mantém o aposentado no topo da mídia, evitando que sejamos de uma vez por todas totalmente esquecidos. Tenho ciência que a nossa estratégia mais certa é procurar aumentar nossa equipe de defensores, o que nos dará representatividade no Congresso, porque apenas quatro ou cinco nos apoiam. Se atacarmos o Paim, nosso principal aliado no Congresso, nenhum outro parlamentar se animará a fazer parte da nossa equipe defensora!
    É o que penso!
    Almir Papalardo.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente que se diga que o tal Paim é petista, assim se tiver que cair do muro , cairá para o lado do governo. O fato, é que "aposentado não vota em aposentado". Quantos aposentados foram candidatos ao senado e mesmo para a câmara dos deputados e sequer foram eleitos? Nenhum. São poucos os políticos que defende os aposentados nas tribunas. É certo todavia que se essa categoria fosse unida, colocaríamos lá quem nos defendesse, mas existem muitos aposentados (a) que nutrem uma paixão avassaladora por esse tal de Lula, FHC, e isso nos prejudica, pois, nossos votos ficam pulverizados.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-