quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

A Leveza do Ser... uma reflexão sobre o tempo... a ver com a velhice dos ex-trabalhadores aposentados...


Valdemar Habitzreuter
É interessante verificar como o mundo sensível (aquilo que vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos e degustamos) nos proporciona estados emocionais dos mais variados possíveis. Inseridos neste mundo e em constante contato com as coisas que nos cercam vibramos ou deixamos de vibrar segundo os humores que nos assaltam ao relacionarmo-nos com elas.

Se prestarmos atenção no que ocorre com nossos estados emocionais percebemos no fundo uma realidade temporal e espacial. A realidade espacial é algo óbvio, pois nós e as coisas ocupamos sempre algum espaço, estamos sempre situados. É claro, se não existissem corpos e coisas não saberíamos o que é o espaço. As coisas existem no espaço. Não podemos conceber coisas sem o espaço.

Mas, a realidade temporal é a mais interessante. O conceito de tempo é completamente diferente do de espaço. O espaço eu posso dividir. Na minha casa tenho alguns espaços: a sala, dois quartos, cozinha, etc. Esta casa está dentro de um lote de terra. Este lote dentro de um loteamento. Este loteamento dentro de um bairro de minha cidade. E assim por diante ad infinitum. A última dimensão de espaço seria o universo como um todo englobando todas as coisas e espaços divisíveis.

A realidade temporal não se manifesta extensivamente, como se ocorresse dentro do espaço divisível. O tempo não é divisível, ele é pura duração ininterrupta. É um fluir ou um passar constante sem interrupção. É um movimento contínuo. Tempo em si é puro movimento. Se digo passado, presente, futuro não estou dividindo o tempo. Estes três conceitos estão entrelaçados. São uma coisa só. O passado é um presente passando e o futuro é um presente que ainda vai acontecer para ser passado. O presente em si é efêmero. Quando digo ‘agora’ já não é mais agora, já passou.



Mas direis, para que serve o relógio então? O que tentamos fazer através de relógios é espacializar a duração para lidarmos com os nossos afazeres cotidianos alocando-os em diversos horários. Isto é, fazemos de conta como se o tempo fosse espaço e o dividimos ou o contamos em etapas (etapa para trabalhar, etapa para descansar, etapa para isso, etapa para aquilo, etc, etc.) Mas o que vigora mesmo é o passamento, sem ou com relógio. Não podemos parar o tempo e dividi-lo. Se não houvesse relógios e calendário, mesmo assim estaríamos sujeitos ao simples fluir da duração. Mas, como precisamos da noção de hora, dia, mês, ano, etc., fazemos de conta que dividimos o tempo. É claro, isto é necessário para situar-nos ‘espacialmente’na História. Mas, na realidade o tempo não se deixa dividir, é um fluxo contínuo e não é palpável.

O tempo como movimento contínuo, ou este durar sem momentos estanques, mas uma contínua sucessão de momentos, explica o processo de envelhecimento e desaparecimento das cosias. Se o tempo não fosse um passamento, que realidade estaríamos vivendo? Seríamos múmias petrificadas? Mesmo aí incluímos o tempo, porque as coisas no espaço requerem o tempo para existir, o existir é temporal. As múmias e pedras também envelhecem e desaparecem. Tudo está sujeito à duração do tempo.

Será, então, que o tempo ou a duração é a verdadeira e única realidade absoluta na qual tudo o que existe perfaz sua própria duração? Inclino-me a aceitar isso. A este absoluto da duração posso dar um nome, posso identificá-lo como Deus. Um Deus em contínuo movimento existencial de infinita duração dentro da qual aparecem e desaparecem as durações finitas, que somos nós e as coisas no espaço.

Pois bem, tendo esta noção de tempo como duração, compreenderemos o que são nossas emoções ou estados da alma. Nós nos enganamos se tratarmos nossas emoções como se estivessem localizadas no espaço, ou seja, fazer delas coisas extensivas como se pudéssemos medi-las. Ex.: hoje, ao final do dia, eu quero medir o amor com que me dediquei a minha esposa. Posso fazer isso? Claro que não. Uma emoção ou estado de alma é sempre um aspecto intensivo e não extensivo, não se mede com fita métrica. A intensidade de uma emoção tem a ver com a nossa interioridade, com o nosso eu psíquico que não se localiza no espaço, é pura duração intensiva. Portanto, a duração tem a ver com o sujeito, é um estado de consciência.

As emoções flutuam no interior de cada um de nós, na interioridade da nossa duração. De um estado de amor eu posso passar a um estado de raiva, e deste para um estado de inveja que por sua vez pode ceder a um impulso de ciúme... Todas estas emoções estão interligadas, não há uma delimitação entre elas, são flutuações contínuas segundo estímulos recebidos de fora. Meu estado de alma é um movimento onde meu eu experimenta as diversas emoções que o mundo em seu agito me proporciona.

Você que é um aposentado do Aerus e luta para que um dia possa ter de volta o pagamento mensal a que você faz jus, vai compreender a duração como sendo um estado de consciência. Observe o que está acontecendo em você, em sua alma: há um turbilhão de sucessivas e diferentes emoções dentro de você (ora ódio ao governo, ora exaltação quando uma notícia promissora aparece, tristeza quando esta notícia não se concretiza, etc, etc, etc). Já são oito anos de luta e não há nada de concreto para sua solução. Estes oito anos representam uma eternidade para você, porque você tem urgência para que este dinheiro chegue o mais rápido possível para prover suas necessidades básicas e de seus familiares. Mas, do outro lado, do lado da Justiça, estes oito anos não representam quase nada, muito pouco tempo, porque não lhe diz nada, a situação em que você se encontra.

Percebeu o que é duração? É um estado de alma com suas variantes emocionais. Esta duração de oito anos de impasse judiciário para você representa uma eternidade, mas para os juízes é uma ninharia de duração. E, assim, com a duração, você envelhece flutuando de emoção em emoção, esperando pela maior emoção: o direito à dignidade que lhe foi surrupiada pelo governo. Caso você morra antes, o governo não lamentará – incompatibilidade de durações.

Bom, se nossa duração é finita, quem sabe a morte não nos mergulhará na Duração Infinita. Seria o Aerus mais seguro, a suprema emoção – a leveza do SER.
Título e Texto: Valdemar Habitzreuter, 09-01-2014

Relacionados:

Um comentário:

  1. Vou tentar Valdemar, colocar aqui como vejo o tempo, no tempo que não se vê. Creio que para todos nós e isso ocorre em todo o Planeta, o tempo está passando cada vez mais rápido. Os dias, estão cada vez mais curtos. Indescritivelmente mais curtos. Como eu via o tempo? Na horizontal medindo distância. Contudo se colocarmos este mesmo tempo na vertical, vai ser observado que não mais existe presente, passado e futuro, pois tudo vai estar acontecendo ao mesmo tempo Agora.
    Neste sentido, tudo o que vai acontecer no futuro, já está acontecendo Agora de infinitos modos e maneiras. É só escolher! Sim! Está tudo a disposição! Se um grupo pequeno e consciente chegar a este compreensão, poderá firmar em já está sendo pago o que é devido no Aerus. E aguardar o fluir dos redemoinhos de energia.
    São como bumerangues, que cada vez mais rápido acontecem, assim como cada vez mais rápido passa o tempo.
    E isso, tem um agravante: Funciona!!, e serve para tudo! Por que não??

    Ivan A Ditscheiner

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-