terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Paulo Resende

Copacabana, Dia Nacional do Aposentado, 24-01-09
Carlos Lira

Amigo Paulo Resende,
“Sinto VERGONHA, logo existo”. 
Vladimir Soloviev

Hoje passei o dia triste, tenso, meditativo, apreensivo, decepcionado e sobretudo ENVERGONHADO por ti, caro amigo! Paulo Resende, mais do que nunca o caso AERUS se patenteia em sua máxima crueldade através de ti, nobre amigo! Estás hospitalizado no Hospital Universitário Pedro Ernesto, onde foste submetido a uma operação de câncer de próstata. Pelo que sei, a equipe médica que te operou é eficiente, equipamentos de primeiro mundo, etc. Até aí, tudo bem: pelo teu carisma, pela tua família, ou mesmo através de conhecimentos, estás bem atendido, bem medicado, graças a Deus. Nada contra estares em um hospital público. O que me provocou uma sucessiva onda de revolta foi o drama que o aposentado do AERUS está sendo submetido. É um dramalhão ou uma tragédia? Ou essa porcalhada toda? Passamos toda a vida ativa pagando plano médico (alguns mais de TRINTA anos) para no fim, depender de favores? Caro amigo, é revoltante tudo isto! É revoltante a parca quantia que o aposentado do AERUS recebe impossibilitando-o de manter um plano médico para si e sua família, é revoltante o descaso com que o caso AERUS é tratado pelo governo, é revoltante a miséria com que o governo confere aos aposentados do INSS que recebem mais de um salário mínimo, etc. O que será do idoso brasileiro? É um verdadeiro genocídio o que este (des)governo está praticando contra o aposentado brasileiro!

Agora pergunto: e os nossos colegas aeronautas que não foram contemplados pela sorte que tiveste, como ficam? Muitos dos nossos, caro colega, enveredam para o suicídio como solução para esta situação desesperadora! Morrem de vergonha por terem sido honestos ao longo de suas vidas como cidadãos brasileiros! Eles tiveram vergonha de mudar de idéia porque tiveram vergonha de pensar. Muitos morrem à míngua ou morrem por causa da própria vergonha que o extermina...

Paulo Resende, sempre deste a cara à tapa, sempre denunciaste, foste antipatizado por muitos, e amado por muitos outros, submetido a processo imeritório por parte de quem deveria ser processada, o teu destaque nesta luta insana é muito grande, muito acima da mediocridade que ronda esta situação. Em tuas postagens além das denúncias, além de tuas idas e vindas onde estávamos a protestar, puseste e continuarás pondo, se Deus quiser, o manifesto da honradez, por maior vergonha que a categoria esteja passando, sempre apontaste para o caminho do que é direito, do que é correto. Afinal, a “vergonha é a herança maior que meu pai me deixou”; a vergonha é um bem preciosíssimo que torna o homem capaz de selecionar os seus comportamentos com as exigências daquela suprema CONSciência, que nos foi deixada como herança pelos nossos antepassados.

Não há vergonha nenhuma em ser pobre, em ser submetido a operação num hospital público, mas é deveras incômodo depender de favores quando, ao longo da vida, gastou-se uma verdadeira fortuna em plano médico. Leonel Brizola dizia: “Estou pensando em criar um vergonhódromo para políticos sem-vergonha, que ao verem a chance de chegar ao poder esquecem os compromissos com o povo”. É isto que estamos vivendo neste momento, meu caro amigo Paulo Resende! O que existe neste governo atual é cometer uma verdadeira atrocidade contra a sociedade brasileira! Destruiu aos poucos os valores de uma nação em franco progresso: a Varig, a Petrobrás, a segurança nacional, a navegação, etc. Um governo que se torna hipócrita porque não possui a humildade para reconhecer os próprios erros.

Amigo Paulo, o Resende de todos nós, o amado, o odiado, o contestado mas sempre admirado, a sua maior virtude reside em sua fidelidade ao próprio sentimento. Com destemor, nem vergonha de confessar o que se passa em seu coração, você nos cativou, meu amigo!

Millôr Fernandes já dizia: “A pobreza não é, necessariamente, vergonhosa. Há muito pobre sem vergonha”. Tu enveredaste por este caminho e por causa disto é que conclamo aos amigos e admiradores de Paulo Resende que, juntos, oremos por seu pronto restabelecimento, para que o mesmo continua vivo e presente, para incomodar muita gente.
Título e Texto: Carlos Lira, 07-01-2014

Relacionados:

17 comentários:

  1. Caro Paulo, torcendo por você.
    Se cuida.
    abs
    Circe

    ResponderExcluir
  2. Paulo Resende, espero que você se recupere o mais rápido
    possível, para que possa continuar com nossa luta.Pelo
    termino do "Julgamento da Defasagem Tarifária", porque
    pelo meu entendimento, somente com resultado favorável,
    devemos conseguir alguma coisa.
    Josué 1.9 - "Não te mandei Eu ! Se forte e corajoso, não temas, nem te espantes,
    porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares."
    Atenciosamente Consuelo Maria

    ResponderExcluir
  3. Acabei de falar com o Paulo, que já está em repouso pós operatório, mas se encontra bem disposto graças a Deus e sairá do hospital na quinta feira.
    José Manuel

    ResponderExcluir
  4. Luiz Orlando Carneiro+A-AImprimirPublicidade Jornal do BRASIL



    O primeiro item da pauta da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal desta quarta-feira (08) é de interesse vital para 22 mil pessoas que contribuíram para o Aerus (fundo de pensão de empresas do setor aéreo, entre elas a Varig), e que, desde 2006, quando foi decretada intervenção no fundo - que lhes garantiria uma aposentadoria segura – não conseguem ter acesso ao dinheiro que lhes é devido. A situação mais aflitiva é a dos 8.170 participantes do chamado plano 1 da Varig, que só têm asseguradas suas aposentadorias até junho.

    Em julgamento – sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia - o recurso extraordinário (RE 571.969), de autoria da União e do Ministério Público Federal, contra o pagamento de indenizações em benefício da Varig e do Aerus que podem chegar a R$ 6 bilhões.

    De acordo com a papeleta do julgamento, trata-se de “saber se o desequilíbrio econômico-financeiro de contrato de concessão de transporte aéreo alegadamente decorrente de políticas públicas gerais, adotadas para o combate à inflação (Planos Collor e Verão) impõe ao poder concedente a obrigação de indenizar empresa concessionária de transporte aéreo”.

    O parecer do Ministério Público Federal, enviado à ministra Cármen Lúcia em 2008, é contrário ao pagamento da indenização bilionária à Varig, também em face do congelamento do preço das passagens aéreas durante o Governo Sarney. O subprocurador-geral da República, Paulo da Rocha Campos, que assinou o parecer, classificou como “aberrantes” as decisões que concederam a indenização à Varig. Segundo ele, essas decisões fazem “completa abstração da realidade social que embasou o congelamento de preços [na época]”. Ou seja, se as perdas ocorreram em virtude de uma política estatal, suportada por toda a sociedade, não há que se falar em dever de indenização por parte da União.
    Um abraço de saúde e solução do caso Aerus Varig
    Janda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janda,
      Esse julgamento occorreu no dia 8 de maio de 2013
      Desde então está com o ministro Joaquim Barbosa que, nesse dia, pediu "vista'.
      Obrigado!

      Excluir
  5. Força amigo irmão Paulo. Teus amigos (são muuuuitos, sabemos bem) estão orando e torcendo por tua breve recuperação.
    E tu tens garra, vais ficar bem logo. Baci.

    ResponderExcluir
  6. Lindas palavras descrevem o sentimento dos amigos e colegas de Paulo Resende. Parabéns Carlos Lira pelo seu texto.
    Dayse

    ResponderExcluir
  7. Ao caro amigo virtual Paulo Resende.
    Que ele tenha uma excelente recuperação. Esteja com Deus.

    Att,

    Junia

    ResponderExcluir
  8. Edna Bataglia Ribeiro7 de janeiro de 2014 às 22:38

    Lindas palavras se eu fiquei comovida imagino o Paulo quando lê mas com certeza ele vai voltar e muito mais forte.
    Edna

    ResponderExcluir
  9. Querido Paulo Resende.
    Estamos todos orando por vc. e com certeza esta batalha será vencida.

    VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE Á LUTA.

    ResponderExcluir
  10. Querido amigo PAULO RESENDE!
    Desejo-te um pronto restabelecimento. Este momento realmente e dificil, portanto tenha fe e a certeza de que nao esta sozinho, pois voce mora em nossos coracoes.
    Um forte abraco do amigo e irmao que admira e o ama sempre;
    MAURICIO FERREIRA.

    ResponderExcluir
  11. Meu Amigo Paulo Resende....Fique Bom!!! Estamos te aguardando firme e forte...para continuar esta batalha...Melhoras... Beijinhos Iluminados no seu coração..

    ResponderExcluir
  12. Grande Paulo Resende :
    Torcemos pelo teu pronto restabelecimento e um feliz retorno ao lar , lembrando sempre que o Altíssimo , o Grande Arquiteto jamais abandona alguém . O sofrimento é parte da etapa terrestre rumo à evolução ; que a fé na coluna da sabedoria te fortaleça.

    Abração.

    Sidnei Silva
    Assistido Aerus RJ

    ResponderExcluir
  13. Que Deus te abençoe e guarde!
    Abraços,
    Vivian

    ResponderExcluir
  14. José Paulo de Resende9 de janeiro de 2014 às 19:43

    Meus grandes amigos e amigas já estou em casa. Correu tudo bem como Deus quis. Fui muito bem tratado. Agora estou em casa e estou em descanso total. A partir de sábado eu vou atender os telefonemas e também escrever mensagens aqui e por email. Estou muito cansado. Depois da operação que correu bem na segunda-feira tive muita dificuldade para dormir. Então peço encarecidamente que se alguém dos meus grandes amigos e amigas quiserem vir na minha casa façam somente no sábado. Eu tenho que me recuperar. Sei que não se recupera em apenas 2 dias., mas é sempre bom descansar desta operação. Então peço encarecidemente que me liguem somente a partir de sábado e eu estarei aqui também de volta só amanhã ou então no sábado. Espero que entendam. Estou com sonda e isto me prejudica muito em andar, mas está tudo bem GRAÇAS AO BOM DEUS.
    DEUS ESTEVE AO MEU LADO E ESTÁ AO MEU LADO AGORA. Muito obrigado a todos pelas mensagens e orações feitas a favor de minha pessoa.
    Abraços fraternos do amigo de sempre
    Paulo Resende.
    Fiquem todos na PAZ DO SENHOR.

    ResponderExcluir

  15. Obrigado ao amigo Carlos Lira. Muito obrigado. Emocionado deste lado do Computador. Não tenho palavras para descrever tão bela mensagem. Obrigado a vc caro e estimado amigo Carlos Lira. Obrigado a todos que escreveram e que estiveram e estão torcendo pela minha recuperação. Deus há de abençoar a todos. Muito obrigado mesmo. Deus está e sempre esteve ao meu lado e continuarei lutando para que nossa dignidade e nossas vidas voltem com toda a força. Merecemos a Justiça por mais que ela, Justiça, seja demorada. Vamos continuar a lutar pelos nossos direitos. Deus abençoe a todos e proteja a todos. NOSSA LUTA CONTINUA.
    Fiquem Todos na PAZ DO SENHOR.
    Abraços fraternos e carinhosos do amigo de sempre Paulo Resende.
    Carlos Lira o meu muito obrigado. Caros amigos e amigas o meu mais profundo respeito por todos vcs.
    Não abandonemos a luta. Não vamos desistir porque Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo assim não querem.
    Eles estão ao nosso lado hoje e sempre.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-