terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O jogo da vida

Jonathas Filho
Nesta sociedade de consumo que é extremamente competitiva, para se pertencer ao “time” e surfar na crista da onda, forçosamente temos de ser os melhores em tudo - os mais rápidos, os mais versáteis, os mais capazes, enfim... os especialistas que dominam todos os níveis desse jogo da vida. Envolvidos, estamos sempre sem tempo, ansiosos por resolver isso ou aquilo. Será que vale a pena tanta correria se, na maioria das vezes, tudo aquilo pelo qual arrancamos a nossa alma da calma... poderia ser resolvido com equilíbrio e serenidade, sem ansiedade e sem maiores sacrifícios?

Nessa nossa atualidade, a vida não nos pergunta se aceitamos essa forma de competição; impõe-se, e o que mais parece ser é um combate contra a nossa própria vida e do qual não temos o direito de fugir.
Todo esse esforço poderá até trazer o triunfo, mas o gozo não será tão proveitoso. Isso me faz lembrar a história de um homem que trabalhava diuturnamente, sem aproveitar sábados, domingos e feriados, e que acumulou uma grande fortuna, a qual não teve oportunidade de desfrutar, pois que, consumido pelo cansaço, foi fácilmente contaminado por doenças e rapidamente... morreu!

Eu considero que todo sonho ao ser alcançado pode ser um desafio aceito, mas que deve ser bem planejado, revisado e avaliado em todas as instâncias, desde o começo da busca até a consecução. Assim se previnem e se evitam perdas, contendas desnecessárias, desgaste físico, mental e espiritual.

Devemos perseguir os nossos sonhos, com habilidade e força produtiva, sentindo o gosto de cada batalha por nós vencida, desvencilhando-nos de tramas mal urdidas, aprendendo mais nas pelejas perdidas, sempre renovando nosso entusiasmo pela vida e colecionando todas as alegrias benfazejas que serão relembradas uma a uma nos lençóis macios, onde estaremos aconchegados nos seios onde habitarão nossas cabeças... no nosso merecido descanso de guerreiros que perseguiram seus sonhos e os transformaram em vitória.

Viver não é um jogo de dados, é um jogo de sonhos. Vence quem tem mais!
Título e Texto: Jonathas Filho, 28-01-2014

Um comentário:

  1. Data venia, há pessoas que conseguem "surfar" sem serem capazes ou competitivas; basta se agarrarem ao Partido dos Trapalhões e sairem por aí traindo os ideais e os cumpanhros!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-