terça-feira, 28 de janeiro de 2014

A neve, esse fenómeno

JM Ferreira de Almeida
Verdadeiro serviço público são as reportagens das TVs sobre a neve. Sobre a que caiu e sobre a falta dela, sobretudo na Serra da Estrela. Dramatizam-se os centímetros que caem e que tornam ainda mais difícil a vida das gentes, diz o repórter logo desmentido pelo pastor que, de sorriso aberto, vai explicando que neve no inverno por aqueles sítios é o que há de mais comum.


Mas verdadeiramente problemático, com direito a longos minutos de declarações em ar de protesto, tristeza, desalento e chocante exibição de crianças lacrimosas no banco de trás do carro, é o encerramento dos acessos ao topo da serra. Por causa da neve, já se vê. E por causa do governo que há muito deveria ter investido pelo menos tanto em limpa neves como as pessoas investem em tabogans de plástico. Mais um direito fundamental, o de usufruir das dádivas da natureza que o governo implacavelmente nega. Insensibilidade social, é o que é!


Mas também é notícia, relatada em direto e por ampla equipa deslocada para a Torre, a falta de neve. Se não nevou naquele fim de semana relata-se a insatisfação dos que vieram debalde. O melhor de tudo são as questões do repórter postas aos peregrinos da neve. Invariavelmente aparece um/a brasileiro/a ou um/a alegre africano/a: "Foi a primeira vez que viu neve?". A pergunta que me encheu as medidas foi esta: "Olhe, porque é que está a fazer um boneco de neve?".
Título e Texto: JM Ferreira de Almeida, “4R – Quarta República”, 28-01-2014

Bartolomeu:
Em minha opinião, "o governo" tem a obrigação de vir a público declarar que envidou todos os esforços, inclusive reuniu diversas vezes com São Pedro, para que este ano nevasse somente nos locais onde cada português desejasse e na quantidade pretendida. "O governo" deveria esclarecer ainda os portugueses, que pretende fazer todos os anos uma consulta pública para apurar dados conducentes a uma uniformização, de acordo com as normas em vigor para os países da união europeia, onde ficará estabelecida a incidência nevática (grande termo, vou imediatamente registar a patente) anual!

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-