Leo Daniele
Pergunta um
leitor: “Por que martelar tanto contra o igualitarismo,
comparando-o com a lama e a sujeira? Não haverá nisso um exagero? Afinal de
contas, é a ideologia de alguns badalados filósofos atuais; da hoje segunda
potência mundial, a Rússia; dos vermelhos e róseos em geral, e de até alguns
padres ‘atualizados’! Não é preciso procurar um igualitário muito longe, pois
eles são uma multidão e estão por aí.”
Em última análise, o leitor
indaga por que comparar o igualitarismo com a figura horrível, que serve até de
propaganda da Nordstrom, escolhida para ilustrar um artigo. [Foto abaixo].
Convém recordar que
recentemente apareceu na publicidade esse jeans rasgado e
sujo, que está empolgando muitas pessoas na internet.
Mas vejamos rapidamente de que
trata o igualitarismo, de cuja ideologia esse jeans é um
símbolo.
Comecemos pelo mais simples.
Afirma Plinio Corrêa de Oliveira: “Tomemos a pedra e a água. A pedra
tem uma porção de qualidades próprias. Ninguém nega que a água também tenha qualidades
próprias. Porém, há uma impossibilidade radical de se fazer alguma coisa que
seja, ao mesmo tempo, pedra e água. No nível da existência da pedra e da água,
ou bem uma coisa é pedra, ou bem é água; mas ser pedra e água ao mesmo tempo
é impossível”.
Do mesmo modo, lemos na Metapédia que
o igualitarismo é uma doutrina que pretende considerar todas as pessoas
como iguais, sem importar sua raça, religião, sexo, “orientação sexual” etc., e
com os mesmos direitos políticos, econômicos, sociais e civis.
Encontramos a cada instante em
nossa vida pessoas superiores ou inferiores a nós. É a lei da existência. Como
proceder em relação a elas? Em primeiro lugar, sem inveja.
Há superiores e inferiores.
Comecemos por estes últimos. É bom que haja desigualdade, para que haja alguém
a quem se possa dar algo. O que faz desaparecer exatamente aquilo que é o nervo
do problema: a ideia de que, como diz Dr. Plinio, o homem que precisa é um
coitado e todo aquele que recebe um favor, um humilhado. Isto é
falso. Está na economia da Providência que uns recebam de outros.
Isto quanto às coisas que
estão abaixo de nós. Com relação àquelas que nos são superiores, cabe-nos
a admiração, não a inveja. Etapa primeira da admiração é a capacidade de
se maravilhar, de se encantar humilde e desinteressadamente: “A admiração
que desce é simétrica à admiração que sobe”, ensina o mesmo Dr. Plinio. Ambas
constituem uma necessidade, não uma mania.
É preciso reconhecer
que estamos hoje em presença de “um fato dominante que
engloba todos os outros fatos, que contém todos os outros fatos e dentro do
qual todos os outros fatos se encaixam” (Dr. Plinio). E
este fato é o igualitarismo.
O igualitarismo traz inveja e
a mania de nivelar por baixo. Carrega consigo a inveja, a qual traz consigo a
infelicidade. Portanto, martelar contra o igualitarismo é uma necessidade, e
uma necessidade urgente.
Para se aquilatar a extensão
desse igualitarismo, vejamos ainda o que sobre ele diz Dr. Plinio: “O
fato mais importante de nossos dias é uma imensa Revolução igualitária, que
dirige em seu benefício o curso de todos os acontecimentos, visando à igualdade
completa, por meios ora graduais e pacíficos, ora abertos e brutais”.
Podemos dizer que o contrário
do igualitarismo é a admiração, virtude ‘cristianíssima’ da qual nos deu
exemplo o próprio Verbo de Deus encarnado, que colocou pelo menos uma nota de
admirável em tudo quanto fez, sem nenhuma exceção.
Mas se todas as coisas são
iguais, como podem a sujeira e a falsidade — insinuadas na imagem que enfeia
nossa página — não ser a mesma coisa? Lembremos que o igualitarismo rejeita
tudo quanto é qualidade, tudo quanto é categoria, tudo quanto é classe. Ele tende
a adotar o feio e o doloso como valores supremos. E lembremos também que sem
desigualdade não pode haver admiração. Escolhamos!
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