segunda-feira, 5 de março de 2018

Os bispos e a mãe negligente


Padre Pedro Damião

Acho que muita gente leu o comentário e assistiu ao vídeo do Padre Joãozinho corrigindo o Bernardo Küster e os muitos católicos que têm usado as redes sociais para criticar a atuação da CNBB e de alguns Bispos.

A argumentação de Padre Joãozinho é simples, para não dizer simplória: roupa suja se lava em casa. Um filho que ama a própria mãe não fala em público de seus erros. Seria necessário seguir o itinerário de correção fraterna apresentado por Nosso Senhor no Evangelho de Mateus.

Mas acho que a analogia está gravemente incompleta.

Imaginemos uma família de filhos numerosos, na qual um pequeno grupo de irmãos mais fortes e maldosos faz bullying e pratica todo tipo de chantagem e violência contra os outros irmãos menores. Os irmãozinhos menores há anos fazem pedidos insistentes à mãe que os proteja e lhes faça justiça. Mas a mãe negligente (medrosa ou conivente, não importa!) permanece imóvel diante dos desmandos. Um belo dia, um dos irmãozinhos resolve apresentar queixa à Delegacia de Polícia para a Criança e o Adolescente.

Claro, roupa suja se lava em casa! Mas, podemos mesmo dizer que nos últimos cinquenta anos faltaram fieis que tenham apresentados suas queixas às autoridades constituídas contra os irmãos maldosos que destroem o tecido eclesial? Primeiro privadamente e depois em grupos internos? Não, senhores Bispos, não faltaram correções privadas. O que faltou foi atitude!

Nos casos dolorosos de crimes de pedofilia, o clamor das vítimas não foi ouvido in camera caritatis pelos Bispos. O que restou às famílias senão recorrer aos tribunais pagãos? Mas, e agora, no caso dos abusos contra a fé, contra os sacramentos, contra o ensino da moral católica? A quem podemos recorrer se não há “delegacia” para isto?

Não, senhores Bispos, não foi Bernardo Küster e nem os outros destemidos leigos que desmoralizaram a CNBB, foram suas próprias atitudes de negligência ou de cumplicidade dolosa.

O rei está nu! Não culpem a voz da criança! Corram, senhores Bispos, corram para cobrir suas vergonhas com a penitência e a emenda de seus costumes. 
Título e Texto: Padre Pedro Damião, FratresInUnum.com, 5-3-2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-