sábado, 5 de fevereiro de 2011

Estação de Massamá-Barcarena: obras de Santa Engrácia?

A Estação de Massamá-Barcarena serve ambas as freguesias, que lhe legaram o nome. Massamá está sensivelmente a meio do trajecto Lisboa/Sintra. Era aqui que os antigos guerreiros, caçadores e viajantes costumavam parar, durante as suas viagens, para descansar e para se refrescarem a si e às suas montadas, graças à qualidade das águas que aí brotavam. Região muito fértil, chegou a ser considerada uma das melhores zonas de produção de trigo do país.

Actualmente integrada no concelho de Sintra, assenta em duas zonas bem distintas: a Urbana e a Industrial. Com grande densidade populacional, a sua população é maioritariamente jovem, situando-se na classe etária dos 25 aos 35 anos. Ao nível do património cultural, salienta-se o Chafariz, o Marco do Termo de Lisboa, e os Respiradouros do Aqueduto.

Barcarena, por seu lado, está integrada no concelho de Oeiras. Zona de povoamento muito antigo, pensa-se que foi ocupada por estrangeiros, no povoamento que se seguiu à reconquista cristã. Ganhou grande projecção no reinado de D. Manuel I, quando aí foram instaladas as Ferrarias DEl-Rei que, entre outras funções para-militares, serviram para o fabrico de pólvora.

Actualmente, uma das suas maiores atracções é, precisamente, a Fábrica da Pólvora, palco de eventos culturais com algumas zonas verdes, um parque infantil, bar e restaurante.
Site da CP
Estação de Massamá-Barcarena, 04-02-2011. Foto: JP

Em abril de 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-