domingo, 29 de maio de 2011

Aos amigos que se foram

Foto: AD

Ever Botelho
Quando Charles de Gaulle disse que “O Brasil não é um país sério”, e Pelé “Brasileiros não sabem votar”, ficamos indignados. Infelizmente, eles estavam certos. Este é o País do faz-de-conta. Fingimos que a miséria está sendo debelada; “Que nunca neste país” tivemos um desenvolvimento extraordinário, que a nossa música é de melhor qualidade e inteligência que a dos outros povos. Que nossas mulheres são as mais belas, que a pedofilia não é alarmante como dizem. Que o machismo está acabando, pois as mulheres estão tendo uma liberdade igualitária à dos homens, que não temos preconceitos com as minorias, que não temos atitudes discriminatórias com os negros. Mentira! E mentimos tanto que acreditamos que a nossa mentira é a verdade. Faz-de-conta que não pagamos tantos impostos, faz-de-conta que não estamos sendo lesados pelos corruptos, faz-de-conta que a justiça tarda mas não falha. E vamos às mentiras e dissimulações. Dizem: - olhemos para o futuro. Merda! EU NÃO QUERO FAZER- DE- CONTAS! Somos o resultado do nosso passado. E o passado não se esvai da nossa consciência facilmente. Não vira fumaça como fizeram com a Varig.

Não existe passar uma borracha e apagar mais da metade de nossa existência. Nunca esquecerei o que fizeram conosco. Podem abrir a caixa do cofre da vergonha e despejar todo o dinheiro que lá existe em cima de mim, porém, não vou fazer-de-contas, que neste mês de maio estamos chegando à triste cifra de 571 mortos. Eles fazem a diferença. Faleceram desiludidos com tudo. Quem substituirá o bom humor e caráter do Reinaldo Teixeira? E as peculiaridades dos outros 570? Não seguirei citando nomes, para não me emocionar mais do que estou. E dos vivos que estão pregados à cruz que há na Terra só esperando a piedade do momento supremo de acenderem velas? Desculpem-me os crédulos, “Deus não é brasileiro”

Ó mês de Maio! Mês dos amigos que se foram. Não pude mostrar-lhes o ninho que as andorinhas fizeram no meu telheiro. Vocês não viram a languidez do corpo e do olhar que trago comigo, do gerânio lilás que desabrochou em minha janela tentando consolar-me. Eles são apenas gerânios e lilases, e isto ainda lembra vocês. Não terei nem a alegria de dizer: - Morreram com dignidade. Não pude contar a vocês as lágrimas que chorei de saudades e de indignação. Ofereço apenas as nossas lembranças e uma “Canção com lágrimas.”
Título e Texto: Ever Botelho*, 29 de maio de 2011
* Ex-comissário de voo na Varig, escritor e artista plástico


Letra: Manuel Alegre; música: Adriano Correia Oliveira

Eu canto para ti um mês de giestas
Um mês de morte e crescimento ó meu amigo
Como um cristal partindo-se plangente
No fundo da memória perturbada

Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa
E um coração poisado sobre a tua ausência
Eu canto um mês com lágrimas e sol o grave mês
Em que os mortos amados batem à porta do poema

Porque tu me disseste quem me dera em Lisboa
Quem me dera em Maio depois morreste
Com Lisboa tão longe ó meu irmão tão breve
Que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro

Eu canto para ti Lisboa à tua espera
Teu nome escrito com ternura sobre as águas
E o teu retrato em cada rua onde não passas
Trazendo no sorriso a flor do mês de Maio

Porque tu me disseste quem me dera em Maio
Porque te vi morrer eu canto para ti
Lisboa e o sol Lisboa com lágrimas
Lisboa à tua espera ó meu irmão tão breve

Eu canto para ti Lisboa à tua espera...



Clique na imagem para acessar os sonetos de Ever Botelho:



Relacionados:
31 de maio: Dia Internacional do Comissário de Voo 
"Adeus, e obrigado! Nós continuamos por aqui..."

17 comentários:

  1. Texto ímpar e verdadeiro do Ever Botelho: Limpo, claro e emocionado.
    Forte abraço.
    Vieira Dutra

    ResponderExcluir
  2. A qualquer momento você pode achar/encontrar o link que aponte para o texto original deste post.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Ever Botelho em mais um texto sensível e emocionante.
    Expressa o sentimento dos variguianos injustiçados.
    Obrigada, Ever.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Ever. Um texto magnífico e ao mesmo tempo triste. Retratanto o que nos fizeram de mal. Parabéns. Continuamos injustiçados mas eu creio que o nosso sofrimento está no final. Pena que os que morreram 574 até o presente momento não estão conosco. Mas eles estão próximos de Deus e torcendo para que tudo volte ao normal para nós que aqui ficamos. Obrigado Jim por postar tão magnífico texto.
    Paulo Resende.

    ResponderExcluir
  5. Começo este pequeno resumo agradecendo aos céus a lucidez do nosso queridíssimo Ever Botelho! Uma visão realista dos fatos que cotidianamente somos assolados, sejam nas ruas ou nas autarquias desse país. Ao não compactuar com esse ufanismo barato, e revelar as suas mazelas, Ever Botelho contribui de forma positiva induzido-nos a uma reflexão de maneira a não cairmos num estado letárgico e debilidade profunda. Incluo-me aos que acham que a união é a arma das nossas angustias, anseios por dias melhores. Esta é a forma na qual acredito que possamos sair destas ingloriosas batalhas. Portanto amigos, vamos somar a esta luta e dar voz as nossas causas...

    Abraços,
    Lázaro Melo

    ResponderExcluir
  6. Meu caro amigo Ever !Saudades!!!

    Teu texto só me fez lembrar tua sensibilidade a flor da pele, teu talento e acima de tudo teu respeito aos teus amigos,aos que aqui ainda estão crédulos e esperançosos e os que já se foram e entre eles nosso amado "Rei" ,que tive a sorte de horas antes de sua partida me despedir dele e falarmos muito até mesmo da morte pelo Skype,ele claramente me mostrando saber certamente de sua partida,o que ainda hoje me faz chorar tamanha perda.

    Que posso dizer? Que amei teu texto? Que te amo? Que amo tua arte? Sabes que isso tudo vive latentemente em meu coração desde que nos conhecemos, e olha que já faz tempo!!! Os que me deixaram, pela morte, os que me deixaram em vida, nossos carrascos. "Mas tudo tem um preço", estou absolutamente convicto disso
    Se uma solução virá, só espero que chegue logo , pois é muito duro a cada semana ouvir que mais um nos deixou aumentando esse rol mórbido de 574 baixas e sempre em razão de tristeza ou de doença,ou de falta de recurso para se tratar.
    É pateticamente trágico.....
    Que DEUS nos proteja e à eles os que se foram a "LUZ" e aos nossos "carrascos" que Jesus "lhes" dê um pouco de justiça,generosidade e de piedade

    Um beijo no teu coração de artista meu amigo de sempre

    Mário Augusto

    ResponderExcluir
  7. É com frequência que lemos e ouvimos notícias sobre o caos aéreo que atravessa este país. Nos áureos tempos da nossa estimada Varig, não passávamos por estes estressantes receios de voar em céus brasileiros.
    Corroboro como o nosso escritor, artista plástico e ex-comissário da Varig Ever Botelho, que brilhantemente aborda este mundo de homens e mulheres que com esmero e fino trato, doaram suas saúdes em prol de uma qualidade e respeito aos passageiros pelo mundo afora. É inumano ver a quantidade de pessoas que nos deixaram sem desfrutarem dos seus devidos benefícios. Que fizeram estes brilhantes profissionais para estarem em parcas condições? Clamo aos céus por justiça. Deus meu Deus, iluminai a cabeça dos homens que regem este pais afim de restabelecerem a honradez daqueles que necessitam.
    Que homens como o nosso Ever Botelho, possam timonear na direção do bem estar comum.
    Que a dignidade humana seja restabelecida de pronto!
    Amado Ever Botelho, obrigado por exercer de forma inteligente e nos conduzir e nunca abandonar os direitos que nos são devidos... Sejam através de vídeos, poesias ou textos que refletem a pura realidades dos fatos.

    Saudações,

    Ivan Lemos

    ResponderExcluir
  8. E-mail de Ever Botelho:
    Prezado amigo Jim.
    Agradeço o belo trabalho que tens feito. Estou recebendo e-mails falando sobre o texto. Está bela a foto e a disposição. Só fiquei com receio por teres colocado o blog dos meus poemas. Sei que é pura gentileza sua, mas na verdade não era esta a motivação. Espero que os amigos entendam a sua generosidade. Por favor coloque o e-mail do Josué, pois sou péssimo em internet. Um abração do sempre amigo Ever Botelho

    ResponderExcluir
  9. De Josue Motta:
    Querido amigo Ever,
    Realmente tens razão,faz muito tempo que não trocamos figurinhas, muitas vezes o dia a dia nos faz deixar de lado as verdadeiras amizades, e você faz parte delas, sempre fostes um amigo verdadeiro, sensível e alegre. Com a graça de Nosso Pai Maior vamos levando a vida conforme merecemos, sempre com esperança de um dia podermos ter a vitória e a justiça para todos nós. Nunca devemos perder a esperança no amanhã,vamos em frente. Parabéns pelo belo texto,você realmente é 10.
    Um abraço com carinho.
    Do amigo hoje e sempre
    Josue Motta

    ResponderExcluir
  10. E o pior é que este governo está recheado de elementos que decidiram pela não ajuda à Varig.Aliás, ajuda que não seria necessária, e sim uma simples compensação tributária e mais um empréstimo a pagar em 15 ou 20 anos.Nada impossível para as possibilidades da Empresa. O pior foi o descaso com mais de dez mil seres humanos, trabalhadores chefes de família que, num governo dos "trabalhadores" desempregou tanto e de forma irresponsável. Muitos de nós não conseguiram se reempregar em nenhuma das outras aéreas por motivo deter desenvolvido uma pressão alta ou coissa que impeça as outras de querer em seus quadros um funcionário dependente de medicação. Falo isto porque aconbteceu comigo. Tentei voltar (duas vezes pra Gol e uma pra Tam) e fiquei barrado por pressão alta. Abraços variguianos, André Santa Rosa.

    ResponderExcluir
  11. De José Carlos:
    Caro amigo Everaldo:
    Já conhecia e admirava o seu bom caráter, mas agora, ao ler o seu texto enviado, estou enxergando um pouco mais de sua personalidade de artista plástico vitorioso e capaz de se indignar com um governo que mentiu, que enxovalhou e ainda enxovalha a Nação brasileira, que se aproveita da má qualidade da educação, consequência da supressão intencional de conhecimentos, para incutir valores(?) indesejáveis na juventude e, ao mesmo tempo, (você) cultua a amizade, a lembrança e a solidariedade com amigos, alguns já chamados por Deus, e o faz com inteligência, com poesia e muita sensibilidade. Parabéns, caro amigo, gostei muito de sua crônica e dos muitos poemas que eu desconhecia! Abraço grande.
    José Carlos.

    ResponderExcluir
  12. De Anônimo:
    Querido Ever.
    Como vai? Espero que a vida esteja lhe tratando muito bem.
    Compartilho do seu luto de modo muito particular. Não sou tão evoluído como você.
    Não vai aqui nenhuma crítica ao seu texto tão sério e contundente. Pelo contrário.
    Lamento sim, por aqueles que nos deixaram em sofrimento que poderia ter sido evitado se fôssemos cidadãos sérios de um país honesto. Mas, responsabilizo a todos nós por isto ter acontecido, Não podemos nos isentar da conivência, uma vez que passivos, colegas se limitam a realizar "almoços de confraternização" onde em todas fotografias aparecem felizes e sorrindo. Pergunto: FELIZES? Com toda a injustiça e tirania? Será que isso aconteceria na Argentina? A situação econômica de todos aqueles que viviam exclusivamente do salário, hoje em dia é lamentável. Kennedy uma vez disse: "Todo povo tem o governo que merece".
    Me sinto ultrajado quando pago imposto de renda num país que vende gasolina a R$0,65 o litro para a Argentina e aqui pagamos R$3,29. E onde vai essa super tributação?
    Para cuecas, meias, bolsos, paraísos fiscais de outros "brasileiros"...
    Protestar inocuamente tem sido nossa única atitude. Não publico este, para não incorrer na repetição do erro. Apenas compartilho minha opinião com você.
    Carnaval, cerveja e futebol resolvem tudo. Nunca fui a nenhum desses almoços.
    Receba meu abraço sincero. Tenho muita saudade de você.

    ResponderExcluir
  13. De Valéria Thiré:
    Querido Ever.
    Muitas saudades de você e dos amigos queridos que já se foram. Mas não sei o que dizer, pois palavras nunca iriam conseguir exprimir o que tanto tem afligido os nossos corações. Eu não tento buscar muitas explicações porque acho que nunca as vou encontrar. As coisas acontecem sem motivos aparentes, mas segundo alguns, nada é por acaso...ficamos no ar, né, meu amigo...
    Lindo o seu texto, pois exprime o que você sente de coração aberto.
    Minha homenagem aos que se foram fica em meus pensamentos elevados no sentido de que finalmente possam ter encontrado a paz e que a vida de ilusão que temos na Terra tenha servido para um importante aprendizado espiritual.

    Beijos da amiga

    Valéria

    ResponderExcluir
  14. EVER , MAIS UMA VEZ VOCÊ ME FAZ CHORAR ,COM SEUS TEXTOS ,TÍPICOS DA PESSOA SENSÍVEL QUE VOCÊ É!
    UM BEIJO ENORME NO CORAÇÃO , SAUDADES DE VOCÊ!
    LUCIA LOPES

    ResponderExcluir
  15. De Deise Areias:
    Querido Ever...
    Que texto emocionante! Forte! Sensível!
    Só mesmo vindo de tão belo coração como é o teu.
    Fico feliz que tenha compartilhado comigo.
    Vi também os comentários dos amigos e leitores, que em coro concordam e reforçam as tuas palavras e indignação!
    Estou com saudade de vocês aí de Pirangi...
    Essa semana mesmo, estava conversando com a Tania e planejando uma visita a vocês...
    E me diga, como está a saúde? O coração? A emoção?
    Um beijo, querido, espero te ver em breve...
    Fale-me o dia mais conveniente para que possa ir vê-los...
    Deise Areias

    ResponderExcluir
  16. De Nice:
    Querido Ever Voce sabe o quanto admiro seu trabalho e sensibilidade.Sinto falta de muita gente, de nossos pernoites, dos amigos que fizemos ao longo desta jornada, Que Deus continue a te iluminar...e que a nossa estrela sempre brilhe. Um grande abraço de saudades, Nice - Enilse Leite

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-