segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Desprezo pelo passado, desdém pelo presente

Esta tarde pensei sobre o desprezo pelo passado. O desprezo que “gente nossa” (mas também a que eu considero “não nossa”) expressa pela pertinácia de outros colegas em mostrar, para a população, o drama de ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas do malfadado Aerus. Ainda bem que esses colegas (os que teimam em ir para as ruas) nunca se deixaram intimidar por pressões claras ou travestidas de sábios conselhos “ancestrais” de caldos e canjas… Ainda bem, insisto, porque só assim, eu, aqui de longe, não me sinto esquecido. Quer dizer, graças à obstinação de um punhado de colegas, sei que o meu drama não é esquecido. Pelo contrário, graças à tenacidade deles sei que a população fluminense não esquece a saga dos ex-trabalhadores da Varig, Aposentados e Pensionistas do Aerus. 

"Rolezinho dos Aposentados", 24-01-2014, foto: Paulo Resende

E me lembrei que a guerra pela independência de Angola durou quatorze anos: eram três forças que guerreavam; simplificando, uma era 'PT', outra era 'Black Blocs', e a terceira era, digamos, pelos 'valores ocidentais'. Ganhou a que estava mais próxima do governo que se instalou em Portugal em maio de 1974: a comunista MPLA.
Alguns historiadores apontam o início da guerra da independência no dia 4 de fevereiro de 1961 (o nome do aeroporto internacional de Luanda) com o ataque à 7ª Esquadra Móvel, no início da Estrada do Catete, e outros alvos, com pouco mais de vinte participantes.

A guerra pela independência da Argélia, considerando o seu início em 1947, durou quinze anos.

A Primeira Guerra Mundial durou quatro anos; a Segunda, seis anos.
Ah, e para finalizar com 'chave de ouro', a luta pela "democracia" e "liberdade" no Brasil, durou, considerando a tomada de posse de José Sarney em 15 março de 1985, quase exatos vinte e um anos. E quantos “comandos” de meia dúzia de “gatos-pingados” fizeram “estragos” por aqui e ali? (Me abstraio de qualquer juizo de valor.)

Por que me lembrei destes fatos?
Porque em todos esses momentos que citei, os guerreiros tiveram o apoio das populações, de várias formas, desde um copo de água, um esconderijo, um artigo laudatório, um contacto com esta ou aquela autoridade ou personalidade, um cartaz em frente a uma embaixada…

Quantas vezes, nós, (ultimamente mais vocês do que 'nós') do Movimento ACORDO JÁ!, lemos palavras de reconhecimento por, apesar de 'gatos-pingados', mantivemos a causa Varig/Aerus nas ruas e praças do Rio de Janeiro?? Aliás, dá vontade de chorar, mas quem cunhou a expressão 'gatos-pingados' foi gente como a gente, sim, aposentado pelo Aerus.

Sim, eu me lembro bem, gente que nunca apareceu, por várias e diversas razões, nas manifestações públicas, gente que nunca mostrou a cara e, com vergonha ou com inveja daqueles que mostram a cara (até por ele), desqualificam os colegas que se dispõem a lutar, seja com um, seja com mil!

Mas, se e quando, por acaso, um dos guerreiros consistentes, sozinho, pagando mico, segundo a linguagem desses críticos, "aparece" na mídia, como foi o caso da Dayse (+ Marcio e Rosiclea), por ocasião da visita do Papa, aí, se apressam a elogiar e 'agradecer'.


Rio de Janeiro, julho de 2013
É o único caso no planeta em que os prejudicados por uma realidade são os primeiros a criticar, alegre ou ‘intelectualmente’, sob vários e variados argumentos, os "seis" colegas que teimam em ir para as ruas denunciar essa realidade.
É o único caso no planeta em que “gente como a gente” (ou deveria ser) ridiculariza e desqualifica esses "seis" colegas, rotulandos-os de “gatos-pingados”…

Atenção!, não me refiro à crítica ideológica. Por exemplo, depois de 15 de abril de 2009 eu jamais fui a qualquer ato promovido pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas. Não fui e jamais iria – usei o tempo condicional pois o futuro está fora de questão. Ponto! O generoso leitor já leu algumas vezes o que penso desse sindicato. A minha diferença ou oposição é ideológica, é política. E não me abstenho de opinar.
Agora, uma coisa é oposição política, seja injusta ou justa, é legítima; outra coisa, é a crítica por criticar, torcer contra por motivos pueris e pessoais. 
Eu sonho em ver o meu problema resolvido!
Muito obrigado a vocês, “gatos-pingados” que não têm medo de chuva! 


Ministério do Trabalho, 20 de agosto 2009, foto: Paulo Resende
Abraços e beijos de carinho./-
JP, 27-01-2014

Relacionados:

7 comentários:

  1. Esqueci de citar as iniciativas individuais de Clea Carvalho e Amaury Guedes, em São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo caro amigo Jim Pereira. Muito bom. Valeu. Continuamos na nossa luta. Os cães ladram mas a nossa caravana passa firme e determinada.

    ResponderExcluir
  3. Jonathas Filho.
    Quando me junto à um grupo de excelências, não posso dizer que sou um deles mas, me esforço para aprender à ser melhor. Meu aplauso ao seu texto. Grande abraço,
    Jonathas Filho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Jonathas! É o mínimo que posso fazer, à guisa de agradecimento a vocês, que nas ruas do Rio de Janeiro, sob um calor de quase 50°, fazem valer o meu conforto no sofá.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Quero tanto participar de todas as Manifestações, mas às vezes me dá uma dor na alma...
    Pois tenho lutado, tenho participado, tenho dado forças, tenho incentivado a todos para nunca desistirem, mas se passaram quase oito anos, e nada foi resolvido. Eu fico me perguntando aonde essa estrada vai nos levar? Por vezes me peguei planejando o que faria com o montante do meu Aerus (dentro do avião), na hora do meu repouso, eu ficava planejando montar uma Pousada no Ceará com o meu pai, quando aposentasse. Às vezes me pergunto o que foi feito de meus sonhos? Pois mesmo continuando a lutar, a prosseguir nessa estrada me deparo apenas com tristezas, dívidas, problemas de saúde, insegurança no meu futuro. Há dias que estou tão para baixo que não sinto nem vontade de sair de casa. Pois já tive tantos empregos desde 2012 até hoje, mas nenhum me deu suporte para me "sentir confortável". Tenho passado tantas dificuldades financeiras, e mesmo assim não desisto, estou sempre correndo para conseguir um ganha pão, além de minha aposentadoria da previdência. Meu Deus... Acho que realmente levamos um senhor CALOTE e ainda não caiu nossa ficha. Por isso estou pedindo a todos que lerem esse meu email, que conheçam alguém que esteja procurando comprar Imóveis residenciais ou escritórios e salas, em todo o Rio, por favor, me procurem. Preciso muito da colaboração de vocês. Porque tem dias que eu não tenho nem o dinheiro para a passagem. Não me sinto vítima, eu apenaspeço as pessoa "que deem uma prioridade para mim". Agradeço a sua atenção, e espero poder contar com a ajuda de todos.
    Até o meu Plano de Saúde, estou quase deixando de pagar.
    Rosicléa ( Ex Comissária da Varig)

    ResponderExcluir
  5. Nunca tive conhecimento de uma categoria mais burra e obtusa que a nossa de aposentados!

    Tenho tentado de todas as formas mostrar que a única arma que temos É O VOTO e nenhum dos pseudo dirigentes de associações enxerga isto ou são pressionados a enxergar e ficamos só nesse papo choroso sobre a sacanagem que fazem aos coitados dos aposentados!

    Procuremos os candidatos a presidente, façam propostas, mostremos o número considerável de eleitores que somos, movimentem os associados, saiamos da imobilidade chorosa.

    Bora gente, vamos tirar os pijamas, os chinelões, as bermudas, deixem as viagens deprimentes em bando, o inútil jogo de buraco as tardes nos mega salões das associações e vamos à luta, até porque o nada nós já temos há tempos!
    R. Filho

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-