sábado, 15 de março de 2014

Advogado de aposentados da Varig quer acordo para acelerar indenização​

Defesa alega que os beneficiários são idosos e não podem esperar pelo trâmite burocrático
Carolina Martins
O fundo de previdência Aerus, responsável pelo pagamento da aposentadoria de ex-funcionários da companhia aérea Varig, vai propor um acordo para que a União acelere o pagamento da indenização bilionária que deve à empresa.

Após o STF (Supremo Tribunal Federal)  dar ganho de causa à Varig, determinando que o governo é responsável pelo prejuízo financeiro que levou a empresa à falência, a expectativa é de que parte dos R$ 7 bilhões da indenização seja repassada ao fundo de pensão para reajustar a aposentadoria dos beneficiários.

O advogado do Aerus, Tavares Paes, afirma que, como a decisão é definitiva, não há motivos para adiar o pagamento. Segundo ele, os idosos que têm direito ao reajuste da aposentadoria não podem esperar muito.
— A maior parte dos participantes do Aerus é composta de idosos que precisam desse dinheiro e não podem aguardar até a liquidação e pagamento desse valor. Acho que é uma questão de bom senso e de sensibilidade humana.

Até 2016
De acordo com o advogado, o próximo passo é o cálculo exato do valor da indenização. Durante esse processo, a União pode recorrer, o que atrasaria o pagamento da dívida.
Após um acordo sobre a quantia, serão expedidos os precatórios. Se o documento sair até o dia 30 de junho, ele deve ser pago até o fim de 2015. Mas o advogado sabe que é difícil resolver todo o trâmite antes do fim do semestre.
— É virtualmente impossível que o precatório seja extraído até o dia 30 de junho deste ano. Se sair depois, ele vai ser pago até o final de 2016. O que podemos tentar é um acordo.
Título e Texto: Carolina Martins, do R7, em Brasília, 14-03-2014

Relacionados:

3 comentários:

  1. 3 BILHÕES DE 1994 PRA ESSES JORNALISTAS E ESSE ADVOGADO É 7 BILHÕES.
    Não brinquem com isso, essa mentira dita 1000 vezes vai se tornar verdade, 20 anos devendo só 100% de juros, faz- me rir.
    Acho bom tomarmos cuidado para não levar calote.

    ResponderExcluir
  2. Morro de medo de acôrdo feito pela turma do SNA , pois até agora só nos ferrou.

    ResponderExcluir
  3. Acordo? 46 anos de trabalho, 8 anos de vida de espera sofrendo penúria em todos os sentidos com sofrimento incalculável. Saúde e patrimônio esgotados.
    Sem contabilizar os 900 mortos (conhecidos) em combate.
    Acordo???

    DTS

    DTS

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-