sábado, 18 de novembro de 2017

[Língua Portuguesa] Fim de semana ou final de semana, qual é o certo?


2 comentários:

  1. Ambas podem estar corretas ,dependendo do que queremos dizer.
    Se nos referirmos até o último horário de sábado , o correto é final da semana!
    Já fim de semana,como convencionado, é de sexta feira à noite ,até a domingo à meia noite.
    Paizote

    ResponderExcluir
  2. O certo é fim de semana ou final de semana? É errado referir-se ao sábado e ao domingo como o final de semana?

    A resposta rápida é que a forma tradicional para se referir ao sábado e ao domingo, em português, é fim de semana - mas a explicação que se dá para isso em muitas páginas por aí é que está errada.

    Internet afora, há muitos metidos a sabichões que afirmam que a expressão final de semana é um erro, porque final não é substantivo; segundo eles, final é um adjetivo, o contrário de inicial, e o substantivo, contrário de início, é fim. Estão errados.

    Estão errados, porque a palavra final é, sim, um substantivo, mas é também, é claro, um adjetivo; como nos casos de milhares de outras palavras da língua portuguesa, estamos diante de duas palavras idênticas, porém distintas. Assim, do mesmo jeito que jantar pode ser um verbo (Quero jantar) e um substantivo (Onde será o jantar?), também existem duas palavras diferentes que se escrevem, igualmente, final: o adjetivo final, contrário de inicial (a metade final do jogo), e o substantivo final, contrário de início, começo, princípio. Isto é, do mesmo modo que início tem sinônimos (começo, princípio), também a palavra fim tem um sinônimo perfeito, que é a palavra final.

    É perfeitamente correto, portanto, falar sobre o final de um filme, o final de um jogo, o final de um século, etc.

    Mas e quanto a final de semana? Nada há de errado em usar também a expressão, principalmente em seu sentido literal - como em "Devo terminar o trabalho mais para o final da semana" - isto é, lá pela quinta-feira, sexta-feira, sábado...

    Já para se referir especificamente ao período de tempo entre o sábado e o domingo, o melhor efetivamente é dizer, em vez de final, fim de semana. Mas por quê?

    Simplesmente porque fim de semana é a expressão consagrada em português; sim, fim e final são sinônimos, mas a expressão que se consagrou em português para chamar ao sábado e ao domingo é fim de semana (o que seria mesmo discutível de um ponto de vista exageradamente literal ou técnico, já que o domingo, em português, é o primeiro dia da semana).

    Tanto é fim de semana a forma tradicional e consagrada que essas três palavrinhas chegaram a compor uma locução em português, e, por essa razão, escreviam-se (sobretudo em Portugal) com hifens até recentemente: o fim-de-semana. Por outro lado, nunca se escreveu final-de-semana, pois essas três palavras nunca chegaram a compor uma verdadeira locução. Cabe notar, porém, que o novo Acordo Ortográfico determinou a queda dos hifens em todas as locuções com "de" no meio - assim, do mesmo modo que mão-de-obra virou mão de obra e que sala-de-estar virou sala de estar, também fim-de-semana virou fim de semana.

    Além da tradição, a razão para preferir fim de semana (e não final de semana) é simplesmente que a primeira é mais simples e direta - com uma sílaba a menos, é ligeiramente mais eficiente de um ponto de vista linguístico.

    Já "final de semana" tem ares de hipercorreção: aquele fenômeno que faz que, muitas vezes, acabemos evitando a expressão mais natural e corriqueira em favor de uma menos natural, por acreditarmos no mito de que, se normalmente falamos de um jeito, o certo deve ser de outro jeito (é o que faz, por exemplo, muitos brasileiros dizerem recentemente que estão em férias ou que sairão em férias, em vez da mais tradicional, natural e correta forma "de férias", ou o que faz que tantos brasileiros - que, como os portugueses, sempre dizem num e numa - achem mais "chique" escrever artificialmente "em um" e "em uma").
    Por tudo isso, não tenha dúvida: na hora de falar (ou escrever), dê preferência à forma fim de semana - mas nada de condenar quem use final de semana, como se se tratasse de erro.
    dicionarioegramatica.com

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-