sábado, 25 de abril de 2020

RIOgaleão e Marinha realizam desinfecção do Aeroporto Internacional Tom Jobim

Altair Alves

A concessionária RIOgaleão e a Marinha do Brasil realizaram, nesta sexta-feira (24/04), uma ação de desinfecção do Aeroporto Internacional Tom Jobim. A iniciativa também contou com troca de experiências sobre a adoção de medidas de limpeza para a prevenção ao Coronavírus.

Parte superior do formulário

Durante a capacitação, foram abordados temas como Equipamentos de Proteção Individual (EPI), aspectos básicos de defesa biológica, cuidados de saúde e primeiros socorros, além da ação de descontaminação.

Na primeira etapa da atividade, militares do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo e do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) da Marinha do Brasil compartilharam experiências práticas e teóricas sobre o assunto, apresentando atividades e resultados alcançados em outras localidades do Brasil, desde o início da pandemia do coronavírus. Um dos estudos de caso apresentados foi a ação realizada na cidade AnápolisGoiás, onde os brasileiros repatriados ficaram em quarentena.

Em seguida, as equipes de Sustentabilidade e de Limpeza do RIOgaleão apresentaram os procedimentos de desinfecção que estão sendo empregados no aeroporto, além de toda a tecnologia, equipamentos, produtos e treinamentos associados. A ações desenvolvidas pelo RIOgaleão foram aprovadas e elogiadas pelos integrantes da Marinha do Brasil.

Na segunda etapa do treinamento, o RIOgaleão e a Marinha do Brasil realizaram uma ação de desinfecção e limpeza no portão de acesso às aeronaves do Aeroporto Internacional Tom Jobim que permanecem ativos na operação aeroportuária durante o período da pandemia. A atividade foi realizada por integrantes da concessionária e por fuzileiros navais do Grupamento Operativo de Defesa NBQR da Marinha. Além de garantir a segurança de passageiros e profissionais que transitam pelo local, a ação foi mais uma oportunidade de colocar em prática os protocolos de limpeza.


Desde o início do decreto de emergência sanitária, a concessionária RIOgaleão ativou o plano de enfrentamento ao COVID-19, que inclui ações de treinamento e prevenção com a comunidade aeroportuária, empresas de ground handling e prestadores de serviços.

Seguimos colocando em prática medidas constantes para garantir que o RIOgaleão se mantenha um local seguro e limpo para passageiros e comunidade aeroportuária. Estamos trabalhando em diversas frentes com o foco em limpeza e desinfecção, intensificando procedimentos e capacitação de profissionais, como forma de assegurar que o aeroporto continue sendo um espaço seguro e higienizado para a circulação de pessoas”, disse Dimas Salvia, diretor de Engenharia e Infraestrutura Aeroportuária do RIOgaleão.

De acordo com o Capitão de Fragata (FN) Alessandro Braga Gonçalves, oficial de Operações do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de NBQR, a Marinha está realizando este tipo de atividade em áreas com grande circulação de pessoas, com a intenção de reduzir o risco de contaminação de toda a sociedade. Para o oficial, a ação conjunta desta sexta-feira alcançou o objetivo proposto.

Conseguimos aumentar o grau de conhecimento de ambas as equipes. Foi um trabalho muito bem desenvolvido. Além de reduzir o risco de contaminação para a população, contribuímos para que o RIOgaleão mantenha essas ações de desinfecção que já estão sendo realizadas”, afirmou Braga.
Título e Texto: Altair Alves, Diário do Rio, 24-4-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos/não publicamos comentários anônimos.

Se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-