sexta-feira, 6 de maio de 2011

Se Portugal tivesse pedido ajuda externa há mais tempo talvez alguns pontos do Programa da Troika fossem mais brandos......

Se o país tivesse pedido assistência financeira externa há mais tempo talvez alguns aspectos do programa de ajustamento agora negociado tivessem sido mais brandos, disse hoje Jürgen Kröger, o responsável da Comissão Europeia (CE) que está no país para negociar a ajuda externa.
Foto: Enric Vives-Rubio

“Talvez na área orçamental, se [o pedido] tivesse sido feito mais cedo, [o plano] poderia ter sido mais suave”, disse Kröger em resposta a uma pergunta durante a conferência de imprensa que a troika Comissão Europeia-BCE-FMI deu hoje em Lisboa sobre o Memorando de Entendimento que negociou com o Governo em contrapartida pela ajuda ao país.
Por seu lado, o representante do FMI, o dinamarquês Poul Thomsen, acrescentou que “o atraso torna sempre as coisas mais dolorosas. Teria sido melhor não ter sido atrasado o pedido”.
Em relação à possibilidade de o futuro Governo que sair das eleições de 5 de Junho poder adoptar medidas diferentes para alcançar os objectivos agora decididos, Kröger que disse: “Se houver questões a acertar ou as circunstâncias mudarem, nós estaremos cá de três em três meses para acertar” essas coisas.
Sobre o PEC IV, Jürgen Kröger disse que foi o ponto de partida do programa agora decidido, mas que “poderia ter ido mais longe nas reformas estruturais e não era suficientemente específico na parte orçamental”.
Cerca de dois terços dos 78 mil milhões de euros que o país vai receber chegarão no primeiro ano de vigência do acordo, disse o representante do FMI. Por seu lado, a Comissão considera que este montante é suficiente e que ainda há uma margem de segurança.
Paulo Miguel Madeira, Sérgio Aníbal, Ana Rita Faria, Público, 05-05-2011

... e por que não solicitou essa ajuda mais cedo?...


Relacionado:
É claro que vai ganhar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-