segunda-feira, 8 de outubro de 2012

OCDE: Perspectivas para a economia portuguesa melhoram pelo quinto mês

Más notícias para cassandras e najas-cuspideiras...

Indicador avançado da OCDE aponta para nova melhoria na economia portuguesa e está no nível mais elevado desde Outubro de 2011.
Nuno Carregueiro
Foto: Mário Proença/Bloomberg
A recessão da economia portuguesa estará a perder intensidade, de acordo com os indicadores avançados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de Agosto.
O indicador subiu 0,24% em Agosto, naquela que foi a quinta subida mensal consecutiva. Acresce que a recuperação de Agosto foi a mais intensa destes cinco meses. O indicador atingiu 98,81 em Agosto, depois de ter subido 0,23% em Julho, 0,22% em Junho, 0,17% em Maio e 0,08% em Abril.
A leitura atingida em Agosto é a mais elevada desde Outubro de 2011, sugerindo que a recessão da economia portuguesa vai ficar menos acentuada. Este indicador avançado da OCDE permite antecipar o andamento da economia nos próximos seis meses, sugerindo deste modo que no arranque de 2013 a economia estará com uma recessão menos profunda.
O indicador permanece, porém, bem abaixo da média de longo prazo (100), e num valor 0,27% abaixo do verificado em Agosto de 2011, altura em que a economia já estava em contracção.
Os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística apontam para que o produto interno bruto baixou 3,3% em termos homólogos no segundo trimestre, recuando 1,2% na variação em cadeia. O que representa uma degradação da actividade económica, já que no primeiro trimestre o PIB tinha recuado 2,3% em termos homólogos e 0,1% em cadeia. As previsões do Governo apontam uma quebra do PIB este ano de 3%. Este indicador não terá ainda em conta os efeitos na economia derivados das novas medidas de austeridade anunciadas pelo Governo português para incluir no Orçamento do Estado para 2013.
()

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-