sábado, 28 de dezembro de 2013

O gesto de Rubens de Freitas pode ser…

Pode ser covardia, pode ser coragem. (O suicídio é a covardia do corajoso, ou a coragem do covarde?), pode ser…
Pode ser loucura, esquizofrenia, delírio persecutório, pode ser…
Pode ser birra, amuo, irresponsabilidade, pode ser…
Pode ser marketing pessoal, pode ser que Rubens queira aparecer, pode ser…
Aliás, aqui abro um parêntese para relembrar o que uma célebre pessoa, digamos, televisiva, afirmou ao se referir à greve de fome de José Manuel: “quer aparecer, enfia uma faca no peito”. Portanto, constatamos que a “vontade de aparecer” está mais no cérebro de quem julga do que, propriamente, no do julgado.
Enfim, voltando, pode ser tanta coisa…ou nada…

Obviamente não quero a morte de ninguém, pelo contrário, não podemos prescindir de um guerreiro. Mas, pessoalmente, agradeço a repercussão que causou o gesto de Rubens de Freitas. Repercussão que poderia ser (ou ter sido) menos horizontal e mais vertical se Rubens contasse com o apoio e estrutura de, por exemplo, da CUT e/ou do PT…

Obrigado, Rubens de Freitas! Agora, cuide da sua saúde, que nós nos encarregamos de valorizar e prestigiar o seu tresloucado gesto em favor da CAUSA Varig/Aerus.
JP, 28-12-2013

Relacionados:

8 comentários:

  1. CONCORDO DE A a Z
    EU TENHO NOTADO QUE É FACÍLIMO SENTAR O PORRETE, QUANDO NÃO SE ESTÁ NA PELE DE QUEM EXECUTA O ATO DE REPÚDIO.
    É FACÍLIMO TAMBÉM ESCREVER.
    MAS EU NUNCA NA MINHA VIDA VI TANTOS ANÔNIMOS COMO AGORA.
    NADA MAIS QUE PURA COVARDIA E DEVIAM SENTIR VERGONHA DO QUE FAZEM
    JOSÉ MANUEL

    ResponderExcluir
  2. Carlos Drummond de Andrade uma vez disse que: "Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias. Difícil é encontrar seus próprios erros e refletir sobre eles, ou tentar fazer diferente algo que já fez muito errado. E sendo assim muitos perdem pessoas especiais."
    LP

    ResponderExcluir
  3. belissimo artigo! como disse Camoes..Navegar e preciso! Viver nao e preciso.... A morte digna ou Eutanasia e uma opçao que ainda nao teve eco no Brasil.Na Suiça, Holanda e aqui nos EUA no Oregon eh uma realidade. Quem tiver curiosidade existem videos no youtube.
    saudacoes grande Jim. grande abraco Claudia Bulcao

    ResponderExcluir
  4. Belissimo artigo.
    Camoes dizia "Navegar e preciso, viver nao e preciso".
    A Morte Digna ou Eutanasia e uma opcao ainda desconhecida no Brasil mas em pratica entre outros paises, Suica, Holanda, e aqui nos EUA no Orgon. Quem tiver curiosidade youtube ...
    grande abraco Claudia Bulcao

    ResponderExcluir
  5. Ninguém se mata só por isso ou aquilo… só se mata quem está profundamente deprimido… ainda que possa não parecer, e o que o Aerus/Varig fez conosco não é prá deixar ninguém feliz e alegre mas também não é prá se matar, vive-se com menos, dá-se um jeito de ganhar algum $$ fazendo alguma coisa. Tenho um amigo que casou-se e teve um filho que nasceu com uma grave diabetes… ele está tão revoltado… será que nunca pensou que isso poderia acontecer com um filho seu, será que ele pensa que diabetes dá em poste?? Estamos na vida é prá isso mesmo… tudo é assim mesmo… tudo muito incerto.
    A FRB/Varig quebraram o Aerus, sempre contei que isso poderia acontecer… essas coisas acontecem mesmo com a gente, não acontecem com os postes, nada tem garantia total… empre foi assim, de um jeito ou de outro. Não sou conformista, temos que lutar contra as injustiças… mas… elas existem e não podemos nos matar por conta disso… fosse assim, a humanidade seria bem menor, afinal, não faltam razões na vida para pensar em desistir e se matar, só que aí você vai sempre perder o final… nunca vai ficar sabendo qual foi o final…
    Paulo Felske de Moura

    ResponderExcluir
  6. Marcio Valério Oliveira30 de dezembro de 2013 às 14:27

    Diferente do Paulo Felske de Moura eu sabia que a empresa Varig poderia ir a falência, o que é próprio do livre comercio entre empresas competitivas. Mas que o Fundo de Aposentadoria Complementar não existia e era manipulado pela Diretoria da Varig, do Aerus e da S.P.C. , nunca poderia imaginar. Sugiro ao Rubens de Freitas levantar os nomes dos diretores destes órgãos e dar um destino mais digno ao seu protesto. Ja disse alguém aqui: " se deve morrer alguém, que seja do lado de lá"...

    ResponderExcluir
  7. Paulo Felske de Moura2 de janeiro de 2014 às 18:25

    Mas eu sempre achei que a Varig poderia quebrar ... aliás ... bem antes de se falar nisso, eu percebia que a Varig havia se tornado um paquiderme, enorme, pesado, sem qualquer mobilidade ... o que eu imaginava é que o Aerus sobreviveria à Varig ... pelo menos por uns dez anos mais ... se o $$ que estava em seus cofres não fossem rapados contra - e apesar - de todas as leis que o protegiam - a própria Constituição, o regulamentos e o Estatudo do próprio Aerus, apesar do Ministério da Previdência ter um órgão chamado SPC que existe justamente para fiscalizar o funcionamento dos fundos de pensão complementares ... aliás ... por onde será que anda o Sr. Odilon de Araújo?? Esquiando na Áustria ou na Suíça para fugir do calor tropical do Brasil??
    PFdM

    ResponderExcluir
  8. Eu solidarizo com o amigo de trabalho Rubens de Freitas, pois já passei pelo mesmo desespero. Felizmente, não morri. Sofri na pele a crueldade daqueles que acham-se no direito de julgar algo que está além da compreensão dos que, apesar dos pesares, ainda vivem confortavelmente e não sofreram perdas significativas, perdas que os empurraram a uma depressão profunda e desesperada. O nosso dever e obrigação, agora, como ex-colegas de trabalho e companheiros de luta, dar nosso apoio e carinho ao amigo. Julgar, compete a Deus somente. O que nós, não somos... Que o colega recupere-se bem e rapidamente.E que Deus o proteja.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-