quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O interesse jornalístico, segundo Mamadou Ba

Helena Matos


MAMADOU BA [foto] «o DN decidiu “informar” que sou assessor do Bloco de Esquerda. O que é, como se sabe, um enorme furo jornalístico, uma vez que ninguém no país sabia que era militante e assessor do Bloco de Esquerda.»
 PRIMEIRO, NÃO VALIA A PENA INFORMAR QUE MAMADOU BA É ASSESSOR DO BE PORQUE JÁ TODO O PAÍS SABE

MAMADOU BA «O DN “informa” que sou presidente do SOS Racismo. O que é falso, pois o SOS não têm presidente.»
AINDA BEM QUE INFORMA PORQUE O SITE DA SOS RACISMO É MUITO FALHO DE INFORMAÇÕES SOBRE O ORGANOGRAMA DA ASSOCIAÇÃO. JÁ AGORA QUAL É EXACTAMENTE O CARGO QUE OCUPA?
PORTANTO FORAM OS IDEÓLOGOS DE EXTREMA-DIREITA QUE COM A MANIA DOS VITUPÉRIOS  SE FIZERAM PASSAR POR MAMADOU BA E ESCREVERAM “a bosta da bofia”? É QUE ISTO DE VITUPERAR TEM QUE SE LHE DIGA. LOGO o  assessor do Bloco e DIRIGENTE do SOS ESCREVEU OU NÃO “a bosta da bofia”? TEMOS DE ADMITIR QUE ESCREVER “a bosta da bofia” OU A “BOSTA DE… QUEM QUER QUE SEJA É UMA OFENSA.

MAMADOU BA «A “notícia” parece objetiva e neutra. Mas não é nada inocente, nem inócua. Ela tem um só objetivo: descreditar a luta antirracista, colando-a a uma agenda de um só partido para lhe retirar abrangência e legitimidade social. Nesta tarefa, infelizmente não está apenas envolvida, a extrema-direita. Acho inacreditável que um jornal de referência reproduza um ataque como se fosse uma notícia 
NÃO INTERESSA QUE MAMADOU BA SEJA ASSESSOR DO BE, ISSO NÃO SE DEVE RECORDAR PORQUE PODE TER UMA LEITURA QUE NÃO FAVORECE  AS ORGANIZAÇES EM QUE TRABALHA O SENHOR MADADOU BA, PORTANTO AS NOTÍCIAS NÃO SÃO VERDADEIRAS NEM FALSAS. ESSES CONCEITOS DEVEM PASSAR A SER ANALISADOS EM FUNÇÃO DOS BENEFÍCIOS OU PREJUÍZOS QUE AS NOTÍCIAS TRAZEM A MAMADOU BA E ÀS LUTAS QUE DIZ PROTAGONIZAR.

MAMADOU BA «Que a extrema-direita tenha infiltrado as forças de segurança não é novidade.
Que ela tenha um palco nalguma imprensa ostensivamente neoconservadora, também não surpreende.

Que ela tenha predominância na esfera das fake news e da manipulação é também sabido.
Mas que ela consiga penetrar um dos mais respeitados e antigos jornais convencionais do país, é motivo de indignação e preocupação.

Desde ontem, a extrema-direita dentro das forças de segurança decidiu intensificar os ataques contra mim e conseguiu arrastar o DN para a arena. 

Só quero deixar claro que nenhuma tentativa de manipulação e de bullying me impedirão de denunciar e combater o racismo.
MAS AFINAL QUAL É A FAKE NEWS DESTE CASO? O ASSESSOR DO BE NÃO É ASSESSOR DO BE? OU MAMADOU BA ASSESSOR DO BE NÃO É O MESMO QUE FALA EM NOME DA SOS RACISMO? AO CERTO MAMADOU BAQUEIXA-SE DE QUÊ? SÓ SE FOR DE ESTAR TÃO HABITUADO A NÃO SER CONFRONTADO QUE DA PRIMEIRA VEZ QUE TEM DE SE EXPLICAR ARMA UMA CONFUSÃO TAMANHA.
Título e Texto: Helena Matos, Blasfémias, 22-1-2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-