sábado, 5 de janeiro de 2019

Recebi, pelo correio, um cartão de Natal!

Exatamente, generoso leitor, foi isso que leu: recebi um cartão de Boas-Festas, pelo correio, dias antes do Natal passado. Foi uma (bela) surpresa e tanto!


Quando abri a caixa de correio e vi os remetentes pensei, de primeira, que eles tinham depositado, pessoalmente, o cartão na ranhura. Que nada! Veio pelo correio mesmo!

Que barato! Até à década de 80 era de bom tom enviar, pelo correio, cartões de boas festas aos familiares, amigos e conhecidos. Lembro de trazer de Nova Iorque cartões grandinhos que tocavam uma musiquinha (de Natal, claro!) ao serem abertos.

Pessoalmente, ia a uma loja dos Correios enviar os cartões de Natal, sempre no dia 7 de dezembro. Raciocinava assim: como no mês de dezembro os Correios sempre atrasam a entrega da correspondência, mesmo considerando sete dias de demora, o meu cartão chegará ANTES do dia 24 de dezembro!

Os cartões que recebia ficavam expostos no buffet da sala de jantar.  Quantos mais, melhor, sinalizava a minha ‘popularidade’, well...
Não era difícil ter mais de dez cartões de boas-festas, considerando, à partida, o do carteiro, o do entregador do JB, o porteiro, o zelador, o chefe dos porteiros, o piscineiro, o gari da sua rua, o lixeiro da COMLURB, os vereadores, os deputados estaduais, etc...

Mas chegou a internet e os cartões passaram a seguir via e-mail. Mandava muitos, mais do que pelos correios no passado. Afinal, era muito barato enviar duzentos, ou mais, cartões de boas-festas...

Atualmente, pelo que posso perceber, os cartões de boas-festas são enviados via WhatsApp (que não tenho), e pelo Facebook. Nem mais por e-mail.

Por tudo isso, o generoso leitor já captou a minha surpresa e alegria em receber, pelo correio, um cartão de boas-festas. Tanto mais vindo de um casal muito jovem, recém ajuntado.

Sim, uma alegria em constatar que os meus netos serão, apesar ou por causa da tecnologia e tecnocracia, os revitalizadores de uma tradição ocidental: a de ESCREVER e LEVAR a uma agência de correios cartões de boas-festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-