sexta-feira, 6 de março de 2020

Coronavírus leva TAP a cancelar cerca de mil voos

Decisão afeta principalmente o mercado europeu, mas também voos intercontinentais, e estende-se pelo menos até abril

Luís Villalobos

Foto: José Coelho/Agência Lusa
A TAP vai cancelar cerca de mil voos por causa do impacto do novo coronavírus, uma decisão que afetará principalmente o mercado europeu, mas também o mercado intercontinental, dado “o posicionamento de companhia de longo curso e conexão”. A informação foi prestada esta quinta-feira pela comissão executiva da companhia área portuguesa através de uma carta aos trabalhadores.

“Vamos reduzir, no imediato, através do cancelamento de voos, com menor procura, a nossa capacidade em 4% em março e 6% em abril”, refere a mensagem, acrescentando que “todos os clientes serão contactados e protegidos com alternativas à realização das suas viagens”, numa referência às reservas já feitas. Nada é dito de forma concreta sobre quais são as rotas afetadas, embora o comunicado de imprensa da TAP refira os mercados de Itália, França e Espanha.

e acordo com a empresa, não haverá supressão de rotas, mas sim menos voos -- pelo que os passageiros poderão ser reencaminhados para um horário diferente do pretendido, mas mantendo o destino. Os voos domésticos não fazem parte deste plano de contingência, segundo garantiu a TAP.

A mensagem aos trabalhadores enviada pela comissão executiva, presidida por Antonoaldo Neves, diz ainda que a transportadora vai aplicar várias medidas para reduzir as despesas. Isso passa por suspender ou adiar “investimentos não críticos”, e pelo “corte de despesas acessórias”, “renegociação de contratos e prazos de pagamento, antecipação de crédito junto de fornecedores, suspensão de contratações de novos trabalhadores” e também a “implementação de programas de licenças sem vencimento”.
(...)
Título e Texto: Luís Villalobos, Público, 5-3-2020, 18h42

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-