segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nem Sete, nem Oito: não vai dar em nada!

O que aconteceu ontem no Brasil foi, como escreveu Igor Gielow, na Folha de S. Paulo, lembrado por José Manuel, um flop. Sim, um fiasco. De público, de intenção, de resultado. Consequentemente, de futuro.

Ontem, enquanto assistia na Record News, que transmitia em direto as “manifestações” em São Paulo e no Rio de Janeiro, São Paulo na metade esquerda da telinha, a do Rio na metade direita, sentia que algo estava errado, algo não tinha dado certo. Enquanto do lado esquerdo pessoas caminhavam, não enxerguei nenhuma faixa, cartaz… do lado direito um grupo juntava material para fazer uma grande fogueira, acho que na esquina da Pinheiro Machado com a Rua das Laranjeiras. Especialmente esta me encafifou. Contra o quê ou porquê manifestavam-se estes pacíficos populares?

O que levei comigo para a cama foi a impressão nítida que o “povo” saíu às ruas para protestar CONTRA a polícia e a FAVOR do ‘direito’ de esconder o rosto.

Aqui lembrei-me das imagens da famosa e arrepiante Marcha dos Cem Mil, pela Avenida Rio Branco, em 1968. 


Não vi nenhuma máscara. E olha que o regime que governava o Brasil era de ditadura e o pau comia… Então, por que se esconder, agora nestes tempos de ‘liberdade democrática’, quando você sai à rua para protestar? Agora que, felizmente, somos governados por aqueles que tanto lutaram pela ‘liberdade democrática’? Ok, alguns ficaram ricos com e/ou por causa dessa ‘luta’…

É interessante, se não mandatório, lembrar que até agora ainda não vi o povão manifestar-se. Me refiro a uma maioria da população do Brasil, que não está pobre porque o governo do Partido dos Trabalhadores resolveu que ela, essa maioria, agora, é classe média. Não sei se por gratidão pelo decidido upgrade ou contrariedade pela oposição a tão diligente e popular governo, é fato que essa maioria ainda não foi vista nas manifestações.

Em junho, e antes, vi imagens em algumas manifestações de faixas e cartazes protestando contra fatos degradantes da vida política e social brasileira: corrupção (embora, aqui, tenha ficado e permanece genérica, é lindo de ler, só), contra Renan Calheiros e, as melhores, por Saúde e Educação e contra o gasto norte-coreano para copas, olimpíadas e outros desfiles grandiosos e intermináveis em honra do líder. Bom, junho se foi e estamos em setembro.

Contra o quê protestam os brasileiros? Contra a polícia e a favor de mascarados e deguisés?

O grande problema, na verdade um problemão, é a falta de ideologia. Até por falta de conhecimento do que seja uma ideologia e para que serve. Enquanto os governantes, seus asseclas e apalermados têm uma nítida ideologia e lutam por ela, quando não atropelam, os ingênuos e bem-intencionados acreditam em (fantasiados de) Batman, Cinderela, Saci-Pererê, Boto-cor-de-rosa, Cascavel que chocalha Ivete Sangalo…

Atual e urgentemente, o Brasil precisa de cidadãos ideologicamente engajados, quero dizer, pelo menos aqueles que se considerem do ‘contra’, abracem uma ideologia, pode até ser a atual, marxista-leninista, desaguada e abrigada em bolsas-família, minhas casas, meus carnavais, minhas copas do mundo, e “olha só como eu falo grosso com Obama!”... e saia para as ruas defendendo-a.

O que não pode continuar acontecendo/existindo é cidadãos muito bem-intencionados e sem ideologia saírem às ruas para multiplicar a ‘multidão’ de ‘blacks blocs’, de ´Levantes Populares’ e de outros grupelhos com ideologia muito bem definida, mas muito bem escondida, e saírem por aí divulgando as imagens dos pobres coitadinhos batidos por bandidos policiais.

Eu não aprovo a violência policial, nem qualquer outra violência, agora, pelo amor de Deus!, você sabe quais os valores que defendem os black bloc, os levantes populares, o psol… São os seus? Se forem, não está mais aqui quem ‘falou’.

Se não forem, saia às ruas exibindo cartazes, faixas, cartolinas… CONTRA, por exemplo:

- Renan Calheiros (já te esqueceram!),
- José Dirceu
- Lula da Silva
- Rosemary Noronha (a amante!)
- Etc…

Eu sei, vai ser difícil, a julgar pelo que aconteceu em Porto Alegre. Mas não custa tentar.
A propósito, você sabe o que é marxismo?

6 comentários:

  1. MARXISMO , NÃO É O QUE FAZEM OS MILITARES AO DESFILAR NO SETE DE SEMBRO ?
    José manuel
    (Ficou louco ? , fiquei depois que vi as imagens do dia sete )

    ResponderExcluir
  2. Muito boa e exemmplar a lembrança!
    Mas também lamentável e triste concordar que muita gente, de boa-fé, protesta contra o "marchismo" da Polícia...

    ResponderExcluir
  3. Não está havendo manifesto, o que estou vendo é muito vandalismo, violencia por parte de milhares de vagabundos à soldo do PT. seus aliados e suas crias (PSOL, PSTU e outros mais).
    Venho analisando esses vagabundos e observando pelos noticiários, não vi nenhum maltrapilho. Todos com roupas, calçados e outros utensílios de marca. Percebo que essa vagabundagem esteja ganhando um troco pra fazer essa baderna. Deve ter muitos que nem sabem porque estão ali.
    Eu assisti ontem na Record News e achei mesmo estranho a falta de fachas e de ordem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. E foi justamente a ação desses vândalos que esvaziou os movimentos de protesto. A covardia falou mais alto.
      Mas como esperar algo de um movimento que nem lideranças tem e não sabe efetivamente pelo que estão lutando? A única força capaz de derrotar esse governo é uma séria crise econômica que aliás já está em curso. Daqui até as próximas eleições o governo petista estatá em fragalhos e ai todo mundo vai para os braços da Marina Silva. Ou seja, vão trocar o neurônio solitário por outra que eu nem sei se tem sequer um.
      Otacílio

      Excluir
  4. Ficou comprovada a hegemonia da quadrilha sobre a vontade do povo!
    Pelo menos de grande parte do povo, aquele mesmo que em junho deu uma prova de civismo!
    Fomos acossados pelos criminosos que nada têm a perder, sempre a serviço do PT!
    Acabou... Elles venceram definitivamente!!
    Abraço,
    Anita

    ResponderExcluir
  5. Caro Jim,
    Tá na cara que os vândalos são da "força tarefa" petista mercenária e acionada nas ruas para amedrontar os cidadãos de bem que quisessem vir para a rua protestar pacificamente. Isso está acontecendo sistematicamente sempre que as pessoas saem para protestar.

    A polícia prendeu diversos desses vândalos mas recebeu "ordens superiores" para soltá-los e, logo depois, esses marginais estavam de novo nas ruas para cumprir sua malfadada tarefa.

    Ora, diga-me, qual o chefe de família, honesto e trabalhador, por mais esteja em se manifestar, vai se expor a tamanho risco?
    O resultado foi esse, que os "militantes petistas" previram e conseguiram executar.

    O mesmo acontece em Caracas e em outras cidades da Venezuela, onde as mortes são conveniente escamoteadas por uma imprensa amordaçada. Aqui, a mordaça à "mainstream media" é sutilmente diferente mas não menos violentadora: são os papagaios no BNDES em que a quase totalidade dos meios de imprensa estão pendurados...
    Enquanto não chegamos "muito além da tapobrana e um poder mais alto não se alevanta" - nossas forças armadas -, o que teremos que engolir está apenas começando nesse país de cidadania de baixíssima qualificação...
    As perspectivas não são nada boas...
    Francisco Vianna

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-