sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A verdadeira notícia Gold

Luis Moreira
Pela primeira vez um director da área das polícias é visado numa investigação. Pela primeira vez todos os arguidos são funcionários da administração central com largos anos em funções. Pela primeira vez foi-se à cave do edifício onde nascem notícias que a comunicação social publica e onde morrem as notícias que não convêm. Pela primeira vez não são políticos os visados.

Que a administração pública (parte dela) cria dificuldades para depois vender facilidades é um dado mais que provado. Basta ter contactos com os serviços públicos. É verdade que hoje em dia as coisas estão muito melhores. Transformar um terreno rústico, onde nada se podia construir, num terreno urbano onde, por simples deliberação administrativa, se construíam milhares de metros quadrados, era o esquema mais conhecido para se ganhar milhões. Isto só se podia fazer dentro da administração pública.

Os vistos Gold são uma prática corrente em muitos países que, desta forma, tentam chamar capitais do exterior. Conhecer a origem do dinheiro é fundamental. Quanto mais estranha seja a sua origem mais o processo está sujeito a pressões e a pagamentos de luvas. Rússia, China, Brasil, Líbano são origens que todos nós consideramos duvidosas. Mas a questão que se coloca é: pode esse dinheiro dar entrada em países de democracia consolidada e com economias ricas enquanto um pequeno e pobre país dá lições ao mundo não o recebendo?

Ninguém está acima da lei, diz a ministra da Justiça. Acabou-se a impunidade. Sem pretender ter opinião sobre os casos concretos que estão em segredo de justiça, uma coisa é certa. Portugal está a libertar-se em muitos domínios. 
Título e Texto: Luis Moreira, Banda Larga, 14-11-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-