terça-feira, 14 de abril de 2015

Uma nova tragédia grega?!

Cesar Maia    

1. O "Financial Times" referia ao final da tarde de ontem, 13 de abril, a possibilidade de uma bancarrota da Grécia e diversos economistas propõem que o governo de Atenas comece a pagar salários e pensões com promissórias. A Grécia tem pela frente mais uma semana crítica, com o refinanciamento de 2,4 bilhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e seis meses a 14 e 17 de abril e o pagamento de 206 milhões de euros em juros de obrigações nas mesmas datas.

Até o dia 20 tem de apresentar uma lista mais detalhada de reformas para ser apreciada na reunião do Grupo de Trabalho do Euro no dia 21 de abril, como preliminar à reunião do Eurogrupo dia 24. A expetativa de que se chegue a um acordo é baixa. Pela manhã, o jornal alemão "Bild" adiantava que Atenas preparava eleições antecipadas no caso das negociações com os credores oficiais correrem mal, o que o governo grego depois desmentiu.

2. Ao final da tarde, os dois correspondentes do jornal britânico "Financial Times" (FT) em Atenas adiantavam que o governo grego já considerava a possibilidade de um default no caso de não haver acordo, citando fontes familiares "com o pensamento do governo de esquerda radical". O artigo do jornal referia a possibilidade de Atenas "reter" o pagamento ao Fundo Monetário Internacional (FMI) em maio e junho. O FT refere um montante de 2,5 bilhões de euros de cheques ao FMI. O total é inclusive superior. Em maio, a Grécia terá de pagar ao FMI 203 milhões de euros de juros a 1 de maio e 770 milhões de euros a 12 de maio de vencimento de mais uma tranche do empréstimo. Ao longo de junho, vencem 2021 milhões de euros de tranches do FMI. 
     
3. Alguns analistas gregos e de bancos internacionais consideram maio o mês crítico se não houver um acordo no Eurogrupo até final de abril. Para o analista grego Yannis Koutsomitis, "se as negociações com os credores oficiais falharam, o default é inevitável. Todas as partes o sabem. O primeiro pagamento ao FMI em maio não poderá ser realizado". 
Título e Texto: Cesar Maia, 14-4-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-