À
Senadora Ana Amélia.
Prezada Parlamentar.
É com muito respeito que estou lhe enviando este e-mail, esperando que a leitura do mesmo possa auxiliá-la em sua difícil missão junto à Ministra do STF, Cármen Lúcia.
Tenho acompanhado todo o contato que o colega Paulo Resende, aposentado AERUS, está tendo com a ilustre parlamentar, procurando relatar o grave problema que todos nós estamos passando já praticamente completando 5 anos; principalmente nós que pertencemos ao Plano 1 da Varig.
Gostaria de alertá-la, dentro da minha compreensão e do meu conhecimento como ativista aqui em São Paulo, que não existe vontade política e nem social da parte do Supremo em pôr um ponto final neste nosso drama que já é responsável por cerca de 530 mortes até o momento (dado esse que me foi fornecido há pouco).
Quero esclarecê-la que de todos os membros daquela casa, a qual deveriam se debruçar em cima da verdade, doendo a quem doer, apenas posso citar (hoje), três dos seus membros sensíveis à nossa causa. São eles: o Ministro Ayres Brito, o Ministro Marco Aurélio e o Ministro Celso de Melo. O Ministro Eros Grau, que foi em nosso favor na sua brilhante defesa, infelizmente se aposentou, sendo que o Ministro que o substituiu, tenho dúvidas quanto à sua posição futura. Quanto aos outros Ministros, todos, sem exceção, procuraram dificultar qualquer acordo, principalmente o Ministro Tofolli, Presidente da AGU, à época, quando em comum acordo com o STF, foi criada uma comissão que visava encontrar uma forma de se chegar a um acordo para ambas as partes e da mesma nada resultou de positivo, a não ser uma espera angustiante até hoje. Quanto à Ministra Cármen Lúcia, a mesma votou contra o acordo de imediato, quando a SL-127, do nosso patrono Dr. Maia, foi julgada no ano passado. Posteriormente, parece que a mesma se mostrou reticente em participar de qualquer conversa a respeito do assunto SL-127 e/ou Diferença Tarifária e isso até agora como se fosse assunto esgotado.
Por outro lado gostaria de pedir à eminente parlamentar que procurasse o Senador Arns, pois ele é relator (se não me falha a memória), da comissão que está sendo instituída no Congresso Nacional, encabeçada pelo Senador Paim e que espero não estar parada, que visava criar um mecanismo legal pela qual a União fosse obrigada a nos pagar. Embora acreditando que essa comissão encontrará sérios obstáculos em sua passagem pelas duas casas e posteriormente pela Presidente Dilma, acho que não deve e não pode ser relegada ao esquecimento.
Para finalizar, quero deixar claro à eminente Senadora que a nossa situação é de extrema gravidade e à medida que o tempo passa, mais e mais se agrava, principalmente a todos do
infeliz Plano 1, da Varig.
Quero também deixar claro que ainda nos sobram forças, mesmo com a idade que temos, para batalhar por justiça e penso que no próximo dia 12, algumas manifestações irão acontecer, inclusive em São Paulo. Portanto, peço em nome de alguns milhares de colegas e respectivas famílias, que na tarde da próxima 4ª feira, a ilustre Senadora faça um pronunciamento aos seus pares, ao governo e à Nação, denunciando esse absurdo cometido contra quem, trabalhadores que foram, só cometeram um erro: o de acreditar no AERUS.
Agradecendo à sra. por todo apoio que está nos dando e por toda a sua sensibilidade e desprendimento em nos ajudar, me despeço agora, esperando sinceramente que a LUZ que Ilumina a todos os espíritos de boa vontade, se faça e a ampare em sua importante missão. Desculpando-me pelo incômodo, me despeço.
Atenciosamente,
Waldo dos Santos Deveza
![]() |
Criação: Cleia Carvalho |
Relacionados:
Comissão dos Aposentados AERUS/RS informa:
ResponderExcluirConfirmada para quarta-feira audiência para tratar do caso Aerus no STF
A ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lucia, confirmou à senadora Ana Amélia (PP/RS), a audiência para tratar do caso [b]Aerus na próxima quarta-feira (13)[/b].
A senadora gaúcha terá também o apoio dos senadores Paulo Paim (PT/RS) e Álvaro Dias (PSDB/PR), que, da mesma forma, estão interessados numa solução para o caso Aerus, que se arrasta há cinco anos.
Na última quinta-feira (7), quando falou na tribuna do plenário sobre o pedido de audiência com a Ministra Carmen Lucia, a senadora Ana Amélia recebeu a visita da Graziella Baggio, secretária para assuntos previdenciários do Sindicato Nacional dos Aeronautas, para articular uma solução para o problema.