sábado, 10 de março de 2012

Michel Temer intercede para liberar recursos ao Portus. (Enquanto isso o pessoal do Aerus...)


Fundo de Pensão dos Portuários está sob intervenção e corre o risco de extinção
Eraldo José dos Santos
O vice-presidente da República, Michel Temer, entrou em contato ontem como presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), Everandy Cirino dos Santos, para comunicar que já está encaminhando a liberação da parcela de R$ 150 milhões de vida ao Portus-Fundo de Pensão dos Portuários. O empenho de Temer em interceder na solução do problema que afeta o Portus - Instituto de Seguridade Social ocorreu quando da visita do vice-presidente a Santos, no dia27 do mês passado. No encontro que manteve com o prefeito João Paulo Papa e o secretário de Assuntos Portuários, Temer abriu espaço para receber Cirino. O sindicalista falou da preocupação como Portus, que está sob intervenção e corre o risco de ser liquidado (extinto), deixando ao desamparo milhares de portuários que contribuíram com o fundo. Cirino entregou ao vice um documento elencando os problemas financeiros do instituto, destacando que o principal deles é o não repasse dos recursos por parte das patrocinadoras, no caso as companhias docas, entre elas a Codesp. No contato com Temer, Cirino explicou que os R$ 150 milhões na verdade são os recursos que deixaram de ser repassados, no final do Governo Lula, como parte das dívidas dos patrocinadores do Portus. O sindicalista mencionou ainda que a presidente Dilma Roussef assinou, no ano passado, decreto liberando recursos para a Secretaria Especial dos Portos (SEP) a serem repassados para o Portus. "Estes recursos estavam sendo contingenciados pela SEP, aguardando apenas liberação do Tesouro Nacional", destaca Cirino. Confiante na resolução do problema por parte do vice-presidente, Cirino fez questão de elogiar a postura do prefeito João Paulo Papa, do secretário Municipal de Assuntos Portuários, Sérgio Aquino, e do vereador Benedito Furtado de Andrade (PSB), que demonstraram preocupação com a situação do Portus. REESTRUTURAÇÃO Assim que for solucionada a questão financeira, Cirino diz que o Portus deve passar por uma reestruturação geral. "Queremos deixar claro que não aprovamos a intervenção no Portus, pois entendemos que a situação deficitária do fundo foi provocada pelo próprio governo, ao deixar de cumprir com a sua obrigação. Cirino lembra que o primeiro grande baque do Portus ocorreu durante o Governo Collor, nos anos 1990, que promoveu a extinção da Portobras. Comisso, a principal estatal do porto não honrou seu compromisso com o Fundo de Pensão dos Portuários. "De lá para cá os problemas se avolumaram", diz Cirino. FUNDO DOS SERVIDORES O sindicalista chama a atenção para o fato de que o governo está criando um fundo para os servidores públicos federais. Por isso, entende que primeiro precisa demonstrar credibilidade e solucionar o problema do Portus. "O momento é agora. Ou resgatamos a credibilidade de nosso fundo ou afundamos de vez".
Título e Texto: Eraldo José dos Santos, Tribuna de Santos, 08-03-2012
Matéria encaminhada por José Jordão que escreve:

Este filme sabemos de cor e salteado.
Está sempre passando nas nossas cabeças 24 horas do dia.
O pessoal do PORTUS como consolo ainda tem suas patrocinadoras em franca atividade.
Se o pessoal da ativa cruzar os braços, o porto pára e serão milhões de dólares diários de prejuízo. Já ocorreu paralização nesse sentido para pressionar o governo para liberar grana para o PORTUS.
Estou repassando a matéria para seu conhecimento e conclusão pessoal.
Abraço,
José Jordão.
Obs: o partido do prefeito de Santos é o mesmo do vice Temer PMDB

Participe na Manifestação virtual "Presidenta Dilma, AJUDE os ex-trabalhadores da Varig!"

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-