quarta-feira, 23 de maio de 2012

Direitos Humanos

Peter Rosenfeld
Penso já ser de conhecimento geral que a Sra. Dilma Rousseff foi casada, com um cidadão chamado Carlos Araújo, ex-deputado estadual, que também foi preso durante o período que é chamado de ditadura (1964/1985).
Citado senhor está aposentado, vive aqui em Porto Alegre, em uma boa casa em um bairro nobre, e é visitado pela ex-esposa sempre que esta vem ao RS.
Semana passada, quando da instalação da Comissão da Verdade (!), deu uma entrevista ao maior jornal gaúcho. É uma gracinha!
Gracinha porque, para esses ex-terroristas, tudo o que eles fizeram (roubos, assassinatos, torturas) era perfeitamente justificável.
Quando eram presos e sofriam, de parte dos órgãos de segurança do governo, os mesmos atos que cometiam quando soltos, aí era “tortura, violência, maus tratos, condições desumanas”, e todo o repertório que já ouvimos muitas vezes.

Capitão Lamarca "ensinando"...
O Sr. Araújo era integrante do grupo liderado pelo desertor ex-capitão Carlos Lamarca (este sim, e mais que muitos outros, desonrou e traiu o juramento que fez ao terminar seu curso militar!), o que já diz muito de suas intenções e de suas atividades clandestinas.
Lembremo-nos todos que as ações iniciadas em 31 de março de 1964 o foram para impedir que aqui se instalasse um governo virtualmente subordinado à comunista União Soviética.
O modelo a ser implantado aqui seria uma cópia do que havia sido instalado em Cuba e em tantos outros países mundo afora; e a sociedade brasileira não queria saber disso.
Por isso não houve vítimas nos primeiros dias após o 31 de março de 1964.
Muitos dos que apoiavam o regime anárquico que se vivia no Brasil se exilaram no exterior, a começar pelo Presidente da República.
A propósito da fuga do Sr. João Goulart, tive uma experiência que penso ser interessante relatar agora.Dilma
O deposto Presidente deixou Brasília e, ao chegar a Porto Alegre tarde da noite de 31/03 para 01/04, se “hospedou” na casa em que residia o general comandante do 3º exército, fiel ao ex-Presidente.
Por volta do ½ dia de 01/04, o Sr. Goulart escondeu-se em um veículo e, no trajeto para a base militar, passou em frente da casa de um amigo para onde minha família e eu tínhamos ido; estávamos na calçada, logo, presenciamos a fuga!
Voltando à matéria sobre o Sr. Araújo. Ao longo de toda a entrevista, que ocupou mais de meia página do tabloide, ele apenas se referiu ao que ele e alguns comparsas seus “sofreram”.
Mas não dá um mínimo de valor às torturas que ele e seus comparsas (ou “companheiros”, eufemismo muito prezado pelos comunistas), infligiram a pessoas absolutamente inocentes, como os diplomatas estrangeiros, os que morreram na explosão de uma bomba no aeroporto de Recife, e tantos outros.
Esses “revolucionários” esqueceram, creio que propositadamente, uma simples lei da física: “cada ação provoca uma reação igual em sentido contrário”.
Julgavam-se (e pelo que o Sr. Araújo diz, ainda se julgam) absolutamente inocentes, que nada de mal fizeram!
Outra passagem interessante da matéria publicada é quando o Sr. Araújo declara ter chegado à conclusão que, em determinado momento, a única coisa digna que poderia fazer era a de se suicidar, jogando-se sob um veículo em uma rua movimentada de São Paulo!
Surge a pergunta: será que suicídio é um ato de dignidade ou de covardia?
Sob as circunstâncias, opto pela segunda alternativa.
Digna é a pessoa que pratica um ato e assume a responsabilidade pelo mesmo (e como há gente que faz exatamente o contrário: sempre tenta passar a responsabilidade para outrem, esse sim inocente!).
Lendo e relendo a entrevista, confesso que não senti a menor pena do Sr. Araújo. Ele apenas colheu o que plantou.
Ele e outros tantos! A maioria desses “revolucionários” vai muito bem, obrigado. A propósito, o genial Millôr Fernandes, há pouco falecido, ao tomar conhecimento das absurdas indenizações que estavam sendo pagas a essa gente, disse que eles não tinham feito uma revolução, mas sim, um “investimento”.
Título e Texto: Peter Wilm Rosenfeld, Porto Alegre (RS), 23 de maio de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-