quinta-feira, 24 de maio de 2012

Encrenca eleitoral no Arizona

Autoridades eleitorais do Arizona podem não incluir o nome de Obama na cédula eleitoral nas próximas eleições de Novembro
Catalina Camia
A certidão de nascimento do presidente Obama continua a produzir manchetes do tipo que ele não quer.
A última: A maior autoridade eleitoral do estado do Arizona esta tentando explicar o porquê busca verificar a validade e autenticidade do documento antes de ter que listar o nome de Obama na cédula da eleição presidencial de novembro deste ano.
O Secretário de Estado do Arizona, Ken Bennett, um Republicano explorando a corrida para governador do estado em 2014, deu uma declaração insistindo que ele não é um "certidonista", a palavra que ele e outros usam para se referir àqueles que acreditam que Obama não nasceu nos Estados Unidos e não é um presidente legítimo de acordo com a Constituição dos EUA.
Bennett disse a um entrevistador de rádio, ontem, que "é possível” que ele deixe o nome de Obama fora das cédulas eleitorais do seu estado, se esse assunto não ficar até lá plenamente resolvido. "primeiro, desde 2009 que eu tenho registrado que acredito que o presidente nasceu no Havaí. Não sou um ‘certidonista’", disse Bennett em sua declaração. "A pedido de um constituinte, perguntei ao estado do Havaí que fizesse uma verificação oficial de uma alegada “cópia certificada” do documento”, disse ele. "Estamos meramente pedindo que eles oficialmente confirmem que eles têm em sua posse uma certidão de nascimento do presidente e até hoje estamos aguardando uma resposta que ainda não veio".
O estado do Arizona tem sido estigmatizado por alguns observadores políticos como sendo um possível campo de batalha estadual nas eleições de novembro. Tensões entre as autoridades estaduais tais como o governador Republicano, Jan Brewer, e o membro do governo Obama encarregado para assuntos tais como imigração legal e ilegal (uma vez que para os locais praticamente toda a imigração é ilegal) tem salpicado em tribunais federais, colocando o Arizona sob holofotes cada vez mais quentes num ano eleitoral.
Em abril último, Obama publicou a sua certidão de nascimento (forma completa) mostrando que ele tinha nascido no Havaí como um meio de desmontar o que ele chamou de "estupidez" em torno do documento.
Mas questões persistem. O Xerife do Condado de Maricopa (Ariz.), Joe Arpaio, levou seis meses investigando a certidão de nascimento de Obama e alegou que ela era falsa, forjada. 

Joe Arpaio, um republicano americano e sua luta para provar que o Presidente Obama é ilegítimo.
Em parte graças às investigações de Arpaio, Bennett disse na rádio KFYI que ele recebeu mais de 1.200 e-mails pedindo a ele que desse uma boa olhada na certidão de nascimento de Obama. Bennett contou ao apresentador da radio, Mike Broomhead, na última quinta feira, que ele acredita que "o presidente nasceu no Havaí – pelo menos eu espero que sim" – e afirmou que não estava fazendo o jogo dos “certidonistas”. Joe Arpaio, um Republicano americano e sua luta para provar que o Presidente Obama é ilegítimo. Ele continuou a explicar que estava tentando há já oito semanas verificar a certidão de Obama no Havaí e estava surpreso de quão desafiante ele se tornou apenas por querer conseguir uma resposta das autoridades havaianas. O Departamento de Justiça de Obama processou a Delegacia do Xerife do Condado de Maricopa (no Arizona) no início deste mês, sob a alegação de que o xerife Joe Arpaio tem praticado preconceito racial no trato com latinos. Arpaio chamou a ação judicial de uma jogada política para tentar ganhar os votos dos latinos na eleição de novembro.
Texto: Catalina Camia, para a revista Americana ‘USA Today
Título e Tradução: Francisco Vianna

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-