quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A França está “totalmente falida”, revela o ministro do Trabalho de Hollande

Sérgio Soares
Michel Sapin provocou um enorme embaraço com a franqueza chocante sobre o estado real da economia francesa e foi forçado a corrigir as suas declarações
O ministro francês do Trabalho admitiu no domingo com uma candura e franqueza brutais que o seu país está “totalmente falido”.
A revelação chocante e devastadora foi proferida numa entrevista de rádio. “Há um Estado mas está totalmente falido”, disse Sapin. “Por isso fomos forçados a impor um plano de redução do défice e nada nos fará desviar desse objectivo.” A inesperada declaração deve ter causado engulhos ao chefe de Estado, François Hollande, a braços com críticas da direita e do sector empresarial devido à polémica taxa de 75% sobre as grandes fortunas, entretanto em banho-maria, e que terá agora de se desfazer em explicações para desmontar a amarga revelação do seu ministro.

Michel Sapin e François Hollande
Os comentários do ministro do Trabalho foram proferidos precisamente no momento em que Hollande se esforça por apresentar uma imagem mais positiva da economia francesa, com o seu governo empenhado em cortar 60 mil milhões de euros no défice nos próximos cinco anos e em arrecadar mais 20 mil milhões de euros em impostos. Esta previsão de receitas, através da colecta de mais impostos, parece difícil de atingir, dado que inúmeros franceses estão a deslocalizar o domicílio tributário para países com regimes mais favoráveis.
O Banco de França confirmou a existência de uma enorme fuga de capitais que se deverá agudizar se o governo socialista persistir em penalizar mais as grandes fortunas.
As declarações do ministro do Trabalho francês foram ontem qualificadas pelo ministro das Finanças, Pierre Moscovici, como “inapropriadas”.
“A França é realmente um país solvente. A França é realmente um país credível. A França está a iniciar a sua recuperação.”
Entretanto, Sapin veio depois corrigir as suas próprias palavras, aparentemente sem grande eficácia, dizendo à AFP que “empregou esta expressão não para descrever a actual situação, mas para ironizar sobre a fórmula utilizada em 2008 pelo antigo primeiro-ministro François Fillon do governo de Nicolas Sarkozy”.
Na ocasião, o ex-chefe de governo declarou: “Estou à cabeça de um Estado que se encontra numa situação de falência no plano financeiro. Estou à cabeça de um Estado que há 15 anos vive em défice crónico. Estou à cabeça de um Estado que jamais aprovou um orçamento equilibrado nos últimos 25 anos, e isso não pode continuar.”
Como lhe foi perguntado se considerava como François Fillon estar à cabeça de um “Estado falido”, o ministro do Trabalho diz que terá respondido: “Mas é um Estado totalmente em falência. Foi por essa razão que tivemos de implementar programas de redução do défice e nada nos fará desviar deste objectivo da diminuição dos défices, porque isso é fundamental para o financiamento da nossa economia e para a criação de emprego”, apressou-se a corrigir o ministro.
O governante sublinhou que “há uma urgência social e uma urgência económica” e que foi por isso que o executivo francês “tomou decisões imediatas em termos de relançamento do crescimento na Europa, e da política de emprego”.
Título e Texto: Sérgio Soares, jornal “i

'France is totally bankrupt': French jobs minister Michel Sapin embarrasses Francois Hollande with shocking statement on state of the country's economy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-