quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Governo fecha 2012 com um défice inferior ao acordado com a troika

Excluindo os juros Portugal conseguiu terminar o ano passado com um saldo positivo nas contas públicas.

O défice das administrações públicas ascendeu, no final do ano, a 8,32 mil milhões de euros, um valor que é melhor do que o acordado com a troika. A receita com a privatização da Ana ajudou a atingir este resultado. Este valor corresponde a 5% do produto interno bruto (PIB), o que compara com os 5,4% estabelecidos com a troika.
“O saldo provisório das administrações públicas relevante para efeitos de aferição do cumprimento do Programa de Ajustamento Económico e financeiro (PAEF) ascendeu a -8.328,8 milhões de euros, inferior ao limite estabelecido (9.028 milhões de euros)”, salienta o relatório da Execução Orçamental divulgado esta quarta-feira.
Estes dados são numa óptica de contabilidade pública, ou seja, de entrada e saída de dinheiro, e referem-se aos compromissos assumidos com a troika. Os números que são avaliados no âmbito do procedimento de défice excessivos, por parte de Bruxelas, só serão divulgados em Março, depois de apurados do INE.
“O saldo provisório da Administração Central e da Segurança Social ascendeu a 7.385,9 milhões de euros, que compara favoravelmente com um saldo de 8.127,9 milhões de euros no âmbito da estimativa para 2012 elaborada para efeitos do OE-2013, resultado influenciado sobretudo por um desvio favorável na despesa de 1.622,2 milhões de euros, já que a execução da receita se situou 880,2 milhões de euros abaixo do previsto”, acrescenta a mesma fonte.
Em termos de saldo primário, ou seja, o valor do saldo das contas públicas excluindo os juros,  Portugal terminou 2012 com um valor positivo 517,4 milhões de euros, quando a previsão era de um défice de 89,2 milhões de euros.
Título, Imagem e Texto: Jornal de Negócios, 24-01-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-