sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

62º capítulo (daquela Série): Baseamento em Lisboa

Primeiro capítulo: Páginas de vida: que me ensinaram a não gostar de nacionalismos 

Estive baseado em Lisboa, de dezembro de 1979 a setembro de 1981. Cheguei no dia 7 de dezembro e a minha mulher e filhos chegaram no dia 9.
Estávamos hospedados no Hotel Roma. À tardinha desse dia, minha mulher surpreendeu a nossa filha, Hilda, choramingando pelos cantos. De que se queixava ela? Ela não queria fazer aniversário (no dia seguinte, 10 de dezembro, faria 6 anos) porque… não queria ir para a escola (!).

Hildinha, Parede, abril de 1980
Passados poucos dias alugamos uma casa na Parede. Uma casa simples, porém prática e funcional. Até hoje temos saudades daquela casa e daquele tempo (e do senhorio, pessoa ótima!)


Tínhamos um Mini 1000, comprado em segunda mão, na TecAuto de Torres Vedras, do nosso amigo Tozé (acho que era esse o nome). Digo amigo porque, de fato, ficamos amigos, tendo almoçado juntos algumas vezes, um famoso “Bacalhau à lagareiro”, com batatas ao murro, num pequeno restaurante nos arredores de Torres Vedras. O Marson que o diga!

Jim e Hildinha, junho de 1980
Uma vez, convidados para a casa dele, na Lagoa de Óbidos, comi 36 sardinhas. Das pequenas, claro!
Sempre disse e direi: fui um privilegiado com esse baseamento!
Gente, o nosso ordenado básico, mais horas extras, gratificação de cargo… era depositado, todos os santos meses, nas nossas contas bancárias no Brasil. Em Portugal a gente ganhava 64 mil escudos, o que era uma excelente “ajuda de custo”. (A Empresa tinha outras duas bases: Madrid e Los Angeles).

Um comentário:

  1. Meu amigo Jim, saudações!!
    << É TÃO GIRO TER UM MINI>>
    Claro, é tão claro como se fosse agora-- ANTONIO JOSÉ TRIGUEIROS, TONZÉ, GARAGEM ATLÂNTICA,Torres Védras, próxima a ÁGUAS do Vimeiro. Em Torres Vedras o nome do Restaurante, "PÃO de SALOIO", e por aí vai… naquele tempo a HUMANIDADE CAMINHAVA. Saudades da Ginou, Hildaaaá, Pipô. E daquela maravilhosa linha do ESTORIL e muitas amêijoas à Bulhão Pato, claro um GATÃO bem frio, bifanas… de sobremesa MOLOTOF e, para fechar, UMA BICA com CHEIRO. É isto aí, ó Pá. Abraço do seu amigo Marson.
    Obs: você "andou" sumido.
    VIVA PORTUGAL!
    Marson

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-