domingo, 12 de abril de 2015

O principal argumento contra a redução da maioridade penal é uma farsa

Número percentual de assassinatos cometidos por menores de idade, citado em todos os artigos contra a redução, foi fabricado em 2004 e repetido desde então. Entenda a mentira em artigo de colunista da VEJA

Implicante

Um dos mais famosos assassinos do país, Champinha
Desde que a Câmara Federal levou adiante a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, inúmeros artigos foram escritos contra esta mudança constitucional. 

Em quase todas as argumentações, era citado que apenas 1% dos assassinatos no país são cometidos por menores de idade. Pois bem, estes números são fantasiosos. 

Um post de Leandro Narloch na Veja desmonta completamente  esta mentira: 

“Também fui atrás da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, mas nada: o governo paulista não produz estimativas de faixa etária de assassinos, somente de vítimas. Governos estaduais são geralmente a fonte primária de relatórios sobre violência publicados por ONGs e instituições federais. Se o estado com maior número absoluto de assassinatos no Brasil não tem o número, é difícil acreditar que ele exista. Resumindo: está todo mundo citando uma pesquisa fantasma.

Na verdade, uma estatística parecida até existiu há mais de uma década. Em 2004, um pesquisador da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo lançou um estudo afirmando que menores de idade eram responsáveis por 0,97% dos homicídios e 1,5% dos roubos. Foi assim que nasceu a lenda do 1% de crimes cometidos por adolescentes.

Mas a pesquisa de 2004 tropeçou num erro graúdo. Os técnicos calcularam a porcentagem de crimes de menores em relação ao total de homicídios, e não ao total de homicídios esclarecidos. Sem ligar para o fato de que em 90% dos assassinatos a identidade dos agressores não é revelada, pois a polícia não consegue esclarecer os crimes.

Imagine que, de cada 100 homicídios no Brasil, apenas oito são esclarecidos, e que desses oito um foi cometido por adolescentes. Seria um absurdo concluir que apenas um em cada cem homicídios foi praticado por adolescentes. Um estatístico cuidadoso diria que menores foram culpados por um em cada oito crimes esclarecidos (ou 12,5%).”

É muito importante ler e espalhar este artigo para fazer sumir de vez essa mentira influente.
Título, Imagem e Texto: Redação Implicante, 12-4-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-