quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O PT e a Democracia

Peter Rosenfeld
Quando da criação do PT como partido político, seus fundadores, tendo à frente o Sr. Luis Inácio da Silva, inconteste líder sindical paulista, fez com que se acreditasse que seria democrático, o que significaria pautar sua atuação respeitando todos os princípios e postulados democráticos.
Mais, supunha-se que teria como exemplo o Partido Trabalhista Britânico, com a única diferença de que lá o regime era parlamentarista e os constituintes brasileiros votaram pelo sistema presidencialista.
Mas os políticos todos, ou melhor, a nação toda não atentou para uma pequena diferença: na Inglaterra, o “Labour” significa “Trabalhista”, e no Brasil o partido foi fundado com o nome de “dos Trabalhadores”.
E arrisco dizer que, se há algo que o partido não é, é ser dos trabalhadores, o que, se fosse correto, seria de todos os brasileiros.
Quando da elaboração da nova Constituição, os parlamentares petistas já deram mostras de que seu pensamento era diferente. Não tinha muito de “democracia”. E, em assim sendo, o partido orientou seus parlamentares a não assinar a ata de aprovação da Constituição.
O falecido deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Constituinte, teve que usar todo seu poder de persuasão, apoiado por uns tantos outros parlamentares, para convencer os petistas a assinarem o documento, o que foi feito…
Na realidade, toda a atividade do partido indicava que ele acreditava muito mais que o ideal seria um sistema radical de esquerda, a léguas de distância de um regime democrático.
O que o PT almejava, e isso não mudou jamais, era ter aqui um sistema de governo idêntico ao de Cuba.
Fidel Castro era reverenciado por todos os petistas; uns tantos políticos petistas estagiaram em Cuba para aprender como se deve governar um país.
O Sr. José Dirceu, que havia sido expatriado junto com outros pseudo-brasileiros em troca da liberação do embaixador americano no Brasil (se não estou enganado), chegou a se submeter a uma cirurgia para mudar completamente sua face; ficou irreconhecível, e entrou clandestinamente no Brasil, pelo Paraná.
Estabeleceu-se no interior do Estado, casou e teve um filho (hoje também militando na política). Quando da decretação da anistia, o Sr. José Dirceu voltou a Cuba, submeteu-se a nova cirurgia refazendo sua face anterior e mudou-se do Paraná para São Paulo.
Inteligente e sagaz, em um curto espaço de tempo “tomou conta” do Partido dos Trabalhadores!
E o Sr. Luis Inácio não se abalou com as derrotas políticas que sofreu ao se candidatar para a Presidência da República. Certamente baseado no ditado de que “água mole em pedra dura...” perseverou e na quarta tentativa foi eleito Presidente da República.
O Brasil levará alguns muitos anos para se recuperar de todo o mal que o Sr. da Silva causou.
Querendo se promover, e não sabendo como fazê-lo, distribuiu dinheiro a rodo, não só internamente como externamente.
Internamente, criou a figura do(a) trabalhador(a) que não consegue trabalho e vai receber dinheiro de um dos vários planos de benefícios; enquanto isso, na cidade ou região em que mora o beneficiário, há falta de mão-de-obra!
Acredite o leitor, isso está acontecendo em um muito grande número de casos, principalmente nas regiões Nordeste e Norte do Brasil!
Há poucos dias, li uma matéria muito interessante (igualmente deprimente) sobre a Petrobras. Todos devem se lembrar de como foi festejada a suposta independência brasileira em termos de combustíveis, com as mirabolantes descobertas e atividades da empresa.
Pois agora, a atual Presidente da Petrobras está revelando todos os absurdos ditos e cometidos na gestão do Sr. Gabrielli. O País está importando quantidades incríveis de combustíveis, inclusive de álcool. A Refinaria que está sendo construída em Recife, supostamente em parceria com a Venezuela, custará muitas vezes mais do que o orçado inicial e nada de a Venezuela, do ditador Chávez, comparecer com o dinheiro da parceria! Ainda bem! Assim, não pode palpitar...
E estou me referindo a uma só empresa (a maior do País!).
Reitero que o Brasil levará anos para corrigir todo o mal que a administração do Sr. da Silva causou! A Sra. Rousseff terá (já está tendo) um trabalho insano para corrigir pelo menos parte dessa barbaridade!
E isso é o PT, que agora ameaça enfrentar o Supremo Tribunal Federal para cancelar de alguma forma as penas a que foram condenados alguns expoentes do partido, inclusive e principalmente o já mencionado Sr. José Dirceu.
Lamentável que o verdadeiro chefe da quadrilha, o Sr. Luis Inácio da Silva, não tenha sido incluído nesse processo. E mais, não teve a hombridade de se apresentar como tal.
Muito antes pelo contrário: sempre afirmou que não sabia de nada...
Só rindo para não chorar!
Título e Texto: Peter Wilm Rosenfeld, Porto Alegre (RS), 21 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-