sábado, 24 de novembro de 2012

Riscos para 2016: Dilma só pensa em 2014!

Cesar Maia  
1. É bom que o Rio comece a ficar atento às ações do governo Dilma em relação à Copa e aos JJOO. Todas as atenções estão voltadas para 2014. Afinal, é esse o ano da campanha para reeleição.        
2. Dilma joga com sua imagem apenas e deixa que a imagem negativa recaia apenas nos demais políticos, a começar pelo PT. Tem dado certo. Até em relação a Lula. Isso tem um custo político, na medida em que vem perdendo o controle do Congresso. Mas não tem custo eleitoral, muito pelo contrário.     
3. O cronograma das obras nos estádios, que estava muito atrasado, começa a ficar em dia. E ainda há um fator de segurança de 30% que pode ser usado, reduzindo o número de sedes, se for necessário. As obras urbanas têm quase nada a ver com a Copa, pois não será com 2, 3 ou 4 jogos, para públicos acostumados com grandes audiências ou eventos, que se afetará a normalidade da Copa.     
4. Um levantamento feito junto a grandes empreiteiras mostrou que a carteira de obras públicas está completa, mas só até 2014 e, no máximo, início de 2015. Além disso, pouco ou nada foi transferido para as obras em curso ou iniciadas com vistas a 2016. E, no caso dos JJOO-2016 no Rio, as intervenções urbanas são importantes.       
5. A comissão tripartite (federal, estadual, municipal) ainda não foi constituída. Não há compromissos firmados. Pouco ou nada foi transferido às obras em curso além de uma ou outra autorização de financiamento. Enquanto isso vai se distorcendo o desenho urbano do Rio com transferências de desembolso para o setor privado, com generosíssimas compensações.       
6. Os recursos do FGTS que vieram para a área portuária nada têm a ver com os JJOO-2016. Estão fora do quadrilátero olímpico, que é o mesmo do PAN. Como dizem as autoridades: é um pretexto. Bem, pelo menos servem ao Rio.         
7. No início de dezembro, os governos estaduais e municipais interrompem a liquidação de despesas e só reabrem, para valer, em março, depois do decreto de contingenciamento e execução orçamentária. Ou seja, apenas 3 anos antes dos JJOO-2016. Muito pouco tempo. A experiência do PAN-07, de menor complexidade, mostra que 3 anos podem não ser suficientes.         
8. Dilma só pensa naquilo: 2014!
Título e Texto: Cesar Maia, 24-11-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-