segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

53º capítulo (daquela Série): ACVAR [1]

Primeiro capítulo: Páginas de vida: que me ensinaram a não gostar de nacionalismos 
Capítulo anterior: 52º capítulo (daquela Série): meias na cabeça

A ACVAR–Associação dos Comissários da Varig foi fundada em 30 de junho de 1972.
A Escola de Comissários ficava no quarto andar do Edifício A, da Avenida Almirante Sylvio de Noronha, 365 (endereço da sede da Varig). Foi na lixeira dessa portaria que peguei o primeiro exemplar do SPEECH, órgão de comunicação daquela associação. Se não me falha a memória esse exemplar era mimeografado.


Ora, idealista extremado que era naqueles belos tempos, “imediatamente” escrevi uma carta ao então (primeiro) presidente, Rivaldo Fernandes, com algumas sugestões e oferecendo a minha colaboração. Não me lembro se (ou o quê) o presidente me respondeu.

Meses depois, já estávamos em 1973, Rivaldo Fernandes convidou-me para integrar a chapa concorrente à Diretoria da ACVAR 1973/1974, como Diretor-2º Secretário. Aceitei.

Durante este ano os estatutos foram alterados e o período de gestão passou para dois anos. Então, em julho de 1974, lá estava eu, na chapa de Maurício Leal (De Sousa como vice-presidente) como Diretor-1º Secretário, para o biênio 1974/1976.


Numa tarde de outubro de 1974, acho que foi no dia 19, o De Sousa, Pássaro Preto, me falou de uma ideia dele, sobre um Congresso Mundial deComissários de Voo…

No dia seguinte começamos a trabalhar nisso… convidamos outros colegas… o comisssário Paulo Eymael (cujo irmão tinha uma empresa consultora de congressos e outros eventos) juntou-se à Comissão Organizadora, bolou o organograma oficial: 

Presidente da Comissão: De Sousa; 
Vice-Presidente: Maurício Leal; 
Secretário-Geral: Jim Pereira;
Coordenador Técnico: Paulo Eymael;
Seguiam-se Subcomissões.


De Sousa e Sérgio Prates, Diretor do Serviço de Bordo
Numa reunião com o então Governador do Estado da Guanabara
Em fevereiro de 1976 estivemos em Moscou para convidar a astronauta Valentina Tereshkova (a primeira mulher astronauta) e, evidentemente, uma delegação da Aeroflot. Fomos recebidos por uma delegação soviética de quatro pessoas: uma da Aeroflot, outra do Ministério da Aviação, as outras não lembro. De nossa parte, se não me falha a memória, éramos quatro: De Sousa, Paulo Eymael, Eliane Siqueira e eu. Por um grande acaso a delegação soviética preferiu que a reunião se desse em francês. Portanto, em nome da delegação brasileira, lá vendi o nosso peixe.

Dias depois da nossa chegada ao Rio, por discordar da linha política e de algumas atitudes da presidência da Comissão, pedi demissão.

Fui substituído pela comissária norte-americana, Liz Rich, então secretária-geral da organização “Stewardesses for Women's Rights”, com sede em Nova Iorque.

O Congresso (1º COMCOV) realizou-se em maio (de 09 a 14) de 1976. Tanto a Aeroflot como a astronauta Valentina Tereshkova estiveram presentes.

Valentina Tereshkova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-