domingo, 16 de outubro de 2016

“Dilma é uma mulher desagradável”

José António Saraiva
Depois de ter deixado de ser primeiro-ministro, (Pedro Passos Coelho), pedi-lhe (em 18 de Março de 2016) uma opinião sobre um facto extraordinário ocorrido no Brasil: a nomeação de Lula da Silva para ministro de Dilma Rousseff, com o objectivo de o furtar à Justiça no processo Lava Jato. Passos Coelho escusou pronunciar-se sobre o assunto, mas faz-me ao telefone um retrato arrasador de Dilma: “É uma mulher presunçosa, arrogante, desagradável, roçando a má educação.”

Adianta que ela despreza Portugal e fez várias desfeitas a Cavaco Silva. Exemplifica: numa cimeira ibero-americana em Cádis, em Novembro de 2012, esteve 10 minutos a falar com Cavaco em espanhol, como se não soubesse quem ele era. Este estava estupefacto, sem saber o que fazer: Dilma era Presidente do Brasil há dois anos e não o conhecia?

Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República (Brasil)
Outra história: duas semanas antes do 10 de Junho de 2013, cujas comemorações tiveram lugar em Elvas, Dilma avisou que viria a Portugal nessa data. Não para participar na celebração do Dia de Portugal, mas em visita oficial. E Cavaco teve de “fazer das tripas coração” (expressão de Passos Coelho) para suportar aquilo tudo. Foi obrigado a alterar a agenda, de modo a vir a Lisboa recebê-la, de helicóptero. P.P.C. também veio, mas de carro. E confidencia: “E inventámos uma cimeira que não existiu, pois ela não vinha preparada para isso.” Acresce que, antes de falar com o Presidente português, Dilma contactou com várias pessoas do PS, incluindo Mário Soares. “E com Sócrates?”, pergunto. “Não, ela não gostava do Sócrates”, responde Passos Coelho de pronto. 
Título e Texto (e Negritos): José António Saraiva, in “Eu e os Políticos”, página 248. 
Digitação: JP

Um comentário:

  1. Sim , isto já se sabe! E aí, ela continua aos quatro ventos espalhando mentiras?

    Heitor Volkart

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-