segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Temer, lembre do governo Itamar Franco! Tranquilo…

Cesar Maia    
  
1. O Presidente Collor foi "renunciado" no final de 1992. As denúncias de corrupção eram generalizadas, com PC Farias como destaque. A economia despencava.
       
2. Com o afastamento de Collor, assumiu seu Vice, Itamar Franco (1993-1994), que propôs um governo de União Nacional, incluindo o PT, com Luiza Erundina. O PT desistiu e Erundina saiu do PT e ficou no governo.


       
3. Com a enorme impopularidade e desgaste de Collor, assumiu o Vice Itamar Franco cercado de otimismo. A primeira pesquisa do Datafolha lhe deu 36% de ótimo + bom e 8% de ruim + péssimo em fevereiro de 1993. 
       
4. Mas, apesar do apoio e entusiasmo na sua ascensão, o fato é que não haveria milagre possível para reverter em curto e médio prazos a inflação e o desemprego. E as pesquisas foram mostrando uma curva descendente em sua avaliação.

5. Entre no site do Datafolha, clicando opinião pública, presidente, Itamar Franco, e baixe essa pesquisa e acompanhe o gráfico entre dezembro de 1992 e dezembro de 1994. 
         
6. A partir da pesquisa de fevereiro de 1993, o+b 36% e r+p 8%, prevaleceu na avaliação do governo Itamar Franco a realidade herdada. Os números a seguir, constantes das pesquisas mensais do Datafolha, mostram isso com clareza.

7. Ótimo+Bom do governo Itamar Franco. 1993. Março 24%. Março 21%. Abril 17%. Maio 19%. Junho 17%. Agosto 15%. Novembro 12%. Portanto, nos 11 primeiros meses do governo Itamar Franco, ainda com os dados econômicos deprimidos e inflação ascendente, a avaliação positiva de Itamar Franco despencou de 36% para 12%.
        
8. Aliás, 12% que se igualam as pesquisas sobre o Governo Michel Temer em dezembro de 2016. Temer assumiu provisoriamente como vice-presidente em maio de 2016, ao contrário de Itamar Franco. Três meses depois assume como presidente definitivo em 1 de setembro, ao meio de um quadro econômico-político caótico. 
        
9. O governo Itamar Franco abriu 1994 com 15% de ótimo+bom em março e 16% em abril. Essa situação mudou com o Plano Real, um ano e sete meses depois de sua posse. A partir daí mudou tudo. Em agosto Itamar Franco já tinha 37% de ótimo+bom em outubro 40% e em dezembro 41%. 
       
10. Lula liderou as pesquisas presidenciais até julho de 1994. FHC o ultrapassa a partir daí, num cenário econômico completamente diferente. 
        
11. Temer, com seus 3 meses de governo definitivo, tem tempo para realizar os ajustes econômicos e reverter este quadro. O ministro Meirelles projeta este tempo para um ano e três meses, final de 2017, portanto menos 4 meses que Itamar levou para reverter o quadro econômico. 
        
12. Com sua experiência, conduzindo a gestão política e institucional no tempo da reversão econômica, mesmo num quadro de imprevisibilidade pelas denúncias e investigações, olhando para a queda de Collor e ascensão do Vice Itamar Franco, Temer tem como desafio maior a estabilidade política tendo a certeza que sua equipe econômica reverterá este quadro e projetará outra vez um futuro de otimismo. 
Título e Texto: Cesar Maia, 19-12-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-